Folha de Londrina

Nome foi um dos mais registrado­s no País em 2017

-

Heitor foi o quinto nome mais registrado no Brasil em 2017. Segundo levantamen­to da Arpen-BR (Associação Nacional dos Registrado­res de Pessoas Naturais), com 13.718 registros, o nome só fica atrás do campeão disparado Miguel (25.710), e de Arthur (21.161), Alice (18.508) e Davi (15.372). O estudo leva em conta a escolha dos pais de quase 26 mil recémnasci­dos de janeiro a 10 de dezembro.

Entre as meninas, além de Alice, os nomes com mais registros são Valentina (13.193) e Helena (12.615). Consideran­do os nomes compostos, os primeiros nomes mais escolhidos foram Maria (80.192) e João (44.450). Segundo a associação, Maria tem 885 variações de registro, com destaque para Maria Eduarda. O nome João aparece com 154 variações, com João Miguel sendo a principal.

A pesquisa mostra ainda que Enzo, com ou sem variações, está entre os nomes considerad­os “da moda” para os meninos, enquanto alguns caíram em desuso, como Liliana, Sônia e Régis. Os nomes identifica­dos como os mais diferentes foram Riquelmi, Moa, Darcksson, Ambar, Iasã, Zeonilde, Dã, Steice e Donald.

A pesquisa foi baseada em informaçõe­s enviadas à Central de Informaçõe­s do Registros Civis Nacional pelos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo, do Espírito Santo, de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, do Distrito Federal, de Rondônia, do Acre, Amapá, de Roraima, do Ceará, de Pernambuco e Alagoas. Os cartórios desses estados somam quase 1,5 milhão de registros. Segundo a Arpen, os cartórios dos outros estados ainda estão adequando o sistema de informação. (C.F. com Agência Brasil)

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil