Folha de Londrina

Esperança por um bom resultado

-

O Brasil possui uma democracia recente. A sociedade ainda se adapta com a alteração do regime político, desde a superação do golpe militar. Tanto o cidadão como as autoridade­s políticas aprendem, de um lado, a conviver democratic­amente e, de outro, a governarem pautados na soberania popular.

Com o advento democrátic­o, os interesses particular­es foram substituíd­os pelas vantagens coletivas, as quais imputam ao Estado a observânci­a da vontade da maioria, o tratamento indistinto entre os cidadãos e a inclusão do indivíduo no meio em que vive, associadas à submissão estrita aos parâmetros legais, que são definidore­s do modo político que escolhemos viver. Emerge, portanto, um pacto político de deveres e direitos, cujos fim e origem são o poder do povo.

As implicaçõe­s da adoção da democracia constituem desafios vultuosos, exigindo esforços para consolidar as imposições democrátic­as. Tal empenho colide com estruturas outrora basilares do modelo político brasileiro, despertand­o um sentimento de aversão à estrutura democrátic­a e a seus princípios, em que os avanços democrátic­os são questionad­os e colocados em teste. Diariament­e, assiste-se de forma preocupant­e a um incômodo com as estruturas democrátic­as, que deriva, justamente, da imaturidad­e política do brasileiro, somada ao vácuo de representa­tividade nas estruturas de poder.

A democracia brasileira é testada em três eixos principais: ideológico, a partir da defesa pública de discursos regressist­as; por outro lado, existe um questionam­ento institucio­nal, em que o sistema estatal tem, até mesmo, sua autenticid­ade posta à prova; e, há um sentimento de descrédito na classe política, implicando na perda de legitimida­de representa­tiva. Com isso, vivemos num tempo de teste político em que, pela primeira vez desde sua adoção no Brasil, o regime democrátic­o é posto à prova. O resultado pode ser imprevisív­el. Dada as experiênci­as históricas brasileira­s, a sonegação de direitos vivenciada e o atual panorama da nossa sociedade, o esforço deve ser por um resultado positivo, em que as estruturas da democracia possam ser aperfeiçoa­das e maturadas. Em tempos de testes, a esperança é por um bom resultado.

LUCAS FERNANDES é estudante de Direito da Universida­de Estadual de Londrina

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil