Folha de Londrina

Detentos fazem motim em Cambé

- Reportagem Local

Após a fuga de 12 presos da Cadeia Pública de Cambé, na madrugada desta quarta-feira (27), presos que não conseguira­m escapar provocaram um incêndio em uma das galerias. Quatro detentos precisaram ser internados em razão das queimadura­s e inalação da fumaça.

De acordo com a Polícia Civil, a fuga ocorreu por volta de 0h20, quando os presos quebraram a laje e fugiram pelo muro. Por volta das 2 horas, os outros internos que não conseguira­m fugir iniciaram uma rebelião, incendiand­o duas das quatro galerias. “Só não houve morte pela ação rápida do agente carcerário e pelo auxílio do pelotão de Choque da Polícia Militar, que já dava apoio por causa das fugas”, afirmou o delegado Roberto Fernandes de Lima.

Segundo ele, antes da fuga, a cadeia, que tem capacidade para 52 detentos, abrigava 193 em quatro alas. “Mas, destes 193, 170 ficam na ala principal, onde só caberiam 32”, informou. No incêndio, duas galerias foram danificada­s e uma terá de ficar interditad­a até a reforma. Dos quatro detentos feridos pelo fogo, dois estão na ala de queimados do Hospital Universitá­rio de Londrina em estado grave. De acordo com o hospital, eles estavam inconscien­tes e respiravam por aparelhos na tarde desta quarta.

Os outros dois detentos foram levados para a Santa Casa de Cambé, mas com ferimentos leves. O agente carcerário e o policial civil que inalaram fumaça não corriam perigo de morte. O delegado Roberto de Lima afirmou que, com uma ala interditad­a, será necessário transferir de 90 a 100 detentos com urgência, o que foi solicitado à VEP (Vara de Execuções Penais). Ainda de acordo com ele, dos 193 presos, 103 já tinham condenação. Dos presos que fugiram, oito permanecia­m foragidos até o início da noite.

IBAITI

Dezesseis detentos escaparam da Cadeia Pública de Ibaiti (Norte Pioneiro) por volta das 15h desta quarta-feira (27). Os presos aproveitar­am o período de visita, abriram um buraco na parede do solário e ganharam a rua Antônio Moura Bueno, no centro da cidade, onde está situada a unidade carcerária. A cadeia de Ibaiti comporta apenas 20 pessoas, mas, no momento da fuga, somava 131 presos. De acordo com a PM (Polícia Militar), seis dos 16 fugitivos haviam sido recapturad­os até o final da tarde.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil