Folha de Londrina

‘Nãotinhaan­oçãoda grandeza desse trabalho’

-

O projeto Multiplano, desenvolvi­do pelo paranaense Rubens Ferronato, já recebeu vários prêmios. “Em 2003 ganhamos o prêmio da Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Isso nos motivou a dar uma alavancada no projeto e logo ele começou a ser divulgado em nível nacional. Depois recebemos o Prêmio Top Educaciona­l Mário Palmério”, expôs. Outro prêmio foi o Finep de Tecnologia Assistiva, pelo qual foi o vencedor da região Sul em 2012. “Também fomos convidados a participar da exposição Inovanças – Criações à Brasileira, no Museu do Amanhã, pelo qual foram selecionad­os 40 projetos de inovações”, relem- brou. Essa exposição deu destaque para as tecnologia­s sociais – que transforma­m e beneficiam indivíduos e grupos em todas as regiões do Brasil e do exterior. Em março de 2017 também participou do prêmio Viva Idea, cujo objetivo é inspirar e fortalecer ações de líderes comprometi­dos com a sustentabi­lidade na América Latina.

“Agora fui selecionad­o como um dos 50 finalistas do prêmio Global Teachers Prize 2018. Olha, é uma emoção grande. São 40 mil participan­tes. Não tinha a noção da grandeza desse trabalho”, afirmou.

Caso vença, sua proposta é traduzir o Multiplano para as dez línguas mais faladas no mundo e visitar 30 países que são polos de região, assim poderá atingir a maior quantidade de países possíveis. “O número de pessoas de baixa visão é grande. E os que não entendem matemática chegam a 80% da população”, destacou.

Hoje o Multiplano é aplicado em mais de 200 escolas do país. “A mudança no ensino da matemática no Brasil é necessária. É preciso fazer algo que transforme. Se a gente pensar em custo do material, o Multiplano é barato pelo resultado que proporcion­a.”

( V.O.)

Londrina Curitiba Maringá Cascavel Foz do Iguaçu Ponta Grossa Guarapuava

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil