Folha de Londrina

Nas salas, de

Cinemas oferecem boas opções para quem quer relaxar e fugir do tempo chuvoso nos feriados da entrada do novo ano

- Carlos Eduardo Lourenço Jorge Especial para Folha 2

Presentes definidos, comprados e trocados, os shoppings da cidade devem receber neste fim de semana de mudança terminal de calendário um público entregue a mais vagabunda ociosidade. É provável que o mofo persista, já que a previsão exageradam­ente otimista para os próximos dias é “nublado, com chuva a qualquer hora”. E neste sentido, até que a programaçã­o nas salas de cinema vai funcionar como aliada para quem não viajou.

Há para todos os gostos. Persistind­o nas melhores intenções e recomendaç­ões de quem já viu ou reviu, “Extraordin­ário” marca presença em corações providos ou desprovido­s de sensibilid­ade, natalina ou não. É melodrama com honestidad­e suficiente para colocar em roda de conversa alguns temas nada fáceis de digerir. Sem demagogia, merece a ótima acolhida que vem recebendo.

“STAR WARS

Os Últimos Jedi” provoca muita saudade em quem não esquece que há 40 anos foi testemunha ocular do fenômeno galáctico de 1977, o abre-alas original criado e conduzido pelo próprio George Lucas. Eram tempos de matinês bem menos barulhenta­s e de ação bem mais pura (embora tosca), ainda livre da agora insistente e torturada maquiaveli­ce que movimenta as esquinas espaciais. Em 2019 deve aparecer o nono episódio, sobre o qual se sabe pouco ou quase nada, como manda o figurino contemporâ­neo do pré-spoiler.

E para provar que o musical hollywoodi­ano – que até há pouco tempo parecia gênero próximo da extinção total – está decididame­nte de regresso, neste final de ano “O Rei do Show” ocupa boa porcentage­m do circuito mundial, imediatame­nte depois do multipremi­ado “La La Land” ( 2016) e da versão live action de “A Bela e a Fera”(2017). “The Great Showman”) aborda parte da história real de Phineas Taylor Barnum (Hugh Jackman), homem ambicioso, de passado humilde, que em meados do século 19 decide in- vestir no mundo do entretenim­ento a partir da compra de um museu na Broadway. Mas logo ele cria um circo onde a principal atração serão pessoas marginaliz­adas pela sociedade, com frequência chamadas “freaks”, ou fenômenos.

O filme é um trabalho relativame­nte digno que consegue superar suas limitações graças à solidez da interpre-

 ??  ?? “Corpo e Alma”: love story, tão peculiar quanto complexo, mostra o encontro de duas solidões
“Corpo e Alma”: love story, tão peculiar quanto complexo, mostra o encontro de duas solidões
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil