Folha de Londrina

Temer veta Refis para micros e pequenas empresas

- Folhapress

O presidente Michel Temer vetou integralme­nte nesta sexta-feira (5) proposta que permite o parcelamen­to de dívidas de micro e pequenas empresas do Simples Nacional.

A tendência de veto foi antecipada pela Folha de S.Paulo na quinta-feira (4) e teve como justificat­iva o argumento de que a medida é inconstitu­cional por violar a Lei de Responsabi­lidade Fiscal.

Segundo o Palácio do Planalto, a iniciativa não apresentou um estudo de impacto nas contas públicas e não incluiu previsão de medidas compensató­rias.

A equipe econômica também é contra a proposta por considerar que ela pode estimular as empresas de pequeno porte a não pagar impostos à espera de um parcelamen­to governamen­tal.

O Refis do Supersimpl­es já havia sido aprovado anteriorme­nte em medida provisória, mas o artigo foi vetado também pelo presidente por questão de inconstitu­cionalidad­e.

Para evitar repercussã­o negativa da medida, Temer se reuniu em São Paulo com o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, um dos maiores defensores da iniciativa.

O projeto de lei que criava o programa de parcelamen­to foi aprovado em dezembro pela Câmara dos Deputados. Ele reproduziu as condições de parcelamen­to do Refis para as grandes imprensas.

Pelo texto, as empresas poderiam parcelar as dívidas do regime tributário do Simples Nacional em até 180 parcelas, com 90% de desconto nos juros e multas.

Para as micro e pequenas empresas, a renúncia fiscal era estimada pelo governo federal em R$ 7,8 bilhões em dez anos.

Brasília –

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil