Folha de Londrina

Por uma sociedade de

No mês dedicado ao combate à intolerânc­ia religiosa, casos de discrimina­ção da fé reacendem debate sobre importânci­a do respeito à diversidad­e

- Especial@folhadelon­drina.com.br Pedro Marconi Reportagem Local

Os fragmentos da imagem do Padroeiro de Londrina espalhados pelo chão da Catedral Metropolit­ana de Londrina chocaram a cidade na última quarta-feira (3). Um homem foi preso e liberado em seguida após invadir a igreja e atirar a imagem ao chão. O fato, que apresenta fortes indícios de intolerânc­ia religiosa, é recorrente e faz parte da realidade de diversas denominaçõ­es e formas de manifestaç­ão de fé. Neste domingo (7) é celebrado no Brasil o Dia de uma religião se configura por visões equivocada­s. “Outros fatores podem cooperar para atitudes intolerant­es, como neuroses desenvolvi­das em contextos religiosos obtusos e rígidos, interpreta­ções literalist­as que transforma­m os escritos sagrados em instrument­os de dominação, visões de mundo pautadas por dualismos e inseguranç­a quanto à própria fé.”

De acordo com as lideranças, a discrimina­ção e o preconceit­o são gerados por outros fatores, que estão acima

aponta. “Sociedade justa é aquela em que as pessoas possuem liberdade de se expressar”, destaca o sheik Yamani Nourmade, uma das principais lideranças do islamismo em Londrina.

do líder, que são essenciais para não postergar a ideia de que o diferente é ruim. “Quando existe a intolerânc­ia, é porque seguiu o ego e o instinto. Não tem doutrina no mundo que pregue o desrespeit­o”, defende. Ele também considera que a busca pelo poder pode se travestir de religião.

Quando não existe liberdade a fé vai sendo oprimida. As redes sociais ressuscita­ram a intolerânc­ia não velada o amor, a bondade, a paz e a caridade para que possamos ter mais aproximaçã­o como sociedade”, relata a presidente da União Regional Espírita de Londrina.

ESTADO LAICO

A Constituiç­ão prescreve que o Brasil é laico e como essa garantia se pressupõe que o Estado deve preocupar-se em proporcion­ar aos cidadãos um ambiente de compreensã­o religiosa. Para o Robson Borges Arantes, porém, este fato não é consumado no dia a dia. “Não temos o direito de ver o nosso sagrado se manifestan­do em nós e nos espaços, pois isso é oprimido. Somos obrigados a rezar a oração de uma religião na sessão da Câmara ou aceitar crucifixos em repartiçõe­s públicas. É impossível pensar um Estado ecumênico se ele, por si só, favorece uma crença apenas”, considera.

Numa discussão que gerou muita polêmica, o STF (Supremo Tribunal Federal) definiu que o ensino religioso em escolas públicas pode ter caráter confession­al, ou seja, que as aulas podem seguir os ensinament­os de uma religião específica. Para alguns religiosos, a falta de um debate Todos temos crenças diferentes, por isso era necessário explorar mais sobre o respeito com cada seguimento e deixar que conheça as especifici­dades”, indica Maria Aparecida Leite dos Santos.

Robson Borges Arantes lembra que o Dia de Combate à Intolerânc­ia Religiosa foi criado para rememorar o faleciment­o de Iyalorixá Mãe Gilda, da Bahia, vítima de intolerânc­ia por ser praticante de religião de matriz africana. Acusada de charlatani­smo, teve sua casa atacada. “Ainda temos o caso de Yá Mukumby (assassinad­a em 2013), que remete ao racismo e intolerânc­ia. Quando não se possibilit­a aprender outras crenças, tira da educação o papel de continuar a diversidad­e religiosa do nosso País.”

CAMINHO PARA TOLERÂNCIA Se há intolerânc­ia é porque seguiram o ego e o instinto. Não tem doutrina no mundo que pregue o desrespeit­o

com crianças e adolescent­es prejudica o entendimen­to da pluralidad­e. “Deveriam falar no geral, como o que significa o cristianis­mo como um todo, por exemplo.

Entre as atitudes e passos para uma sociedade mais tolerante está a consciênci­a. “É preciso valorizar o que é diferente, porque ele não é contrário, mas o que nos ajuda a ver outras questões do próprio Deus. As atividades de ecumenismo, como temos a semana de oração pela unidade dos cristãos, é algo positivo e que deve ser contínuo”,

 ?? Gina Mardones ?? Imagem do Sagrado Coração de Jesus ficou totalmente destruída após ser atirada ao chão
Gina Mardones Imagem do Sagrado Coração de Jesus ficou totalmente destruída após ser atirada ao chão
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil