Folha de Londrina

Sagrado Coração de Jesus

-

Na última quarta-feira, chorei ao ver a imagem do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro de Londrina, quebrada em mil pedaços na Catedral. Diante dela muitas vezes me senti acolhida, porque havia naquela representa­ção de Jesus um abraço imaterial. Muitas pessoas já falaram sobre a violência da qual a imagem foi alvo e muitos também fizeram julgamento­s, com ou sem a Bíblia. Só posso dizer que a fé é algo muito pessoal, mas sempre suscetível de manipulaçã­o. E sempre que acontecem agressões dessa ordem vejo muita gente perder a razão em nome da fé.

O homem que quebrou a imagem invocando passagens bíblicas sobre a idolatria perdeu a razão. As pessoas que julgaram o homem, sem saber o que teria deflagrado sua sessão de fúria, também perderam a razão. O que aquele homem fez foi realizar o que está em muitas pregações, um dia o vulcão irrompe depois de cozinhar as mentes em banho-maria. Aquele homem entrou na Catedral certo de que estava cumprindo um papel designado por Deus, dizem que ele entrou aos brados, como um profeta.

Como as religiões contemporâ­neas estão enxergando o seu Deus? Numa imagem ou num livro que passou por milênios de interpreta­ção e traduções variadas? A responsabi­lidade por fazer as pessoas acreditare­m em representa­ções para acreditar em Deus, segundo cada religião, me faz pensar que quem conduz rebanhos – e há nesta expressão uma vinculação que tanto pode ser positiva quanto negativa - deve ter total responsabi­lidade pelo que provoca.

A intolerânc­ia religiosa remonta à história da humanidade, teve cristãos e muçulmanos como protagonis­tas de lutas sangrentas. Tudo isso é tão antigo quanto as religiões. O homem que entrou na Catedral pregando versículos contra a idolatria – tema recorrente na Bíblia, que adverte sobre isso desde os Levíticos até o Apocalipse – estava certamente tão perturbado quando “consciente” de seu dever. Há suspeitas

 ?? Ilustração: Marco Jacobsen ??
Ilustração: Marco Jacobsen

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil