Folha de Londrina

CELEBRAÇÃO -

Lista dos aprovados no vestibular da Universida­de Estadual de Londrina foi divulgada nesta terça

- Vítor Ogawa Reportagem Local

A quarta-feira foi dia de comemoraçã­o para quem passou no vestibular da UEL. Promovida pelo Grupo Folha e Rede Massa, a VestibaFes­t foi o ponto de encontro para os novos calouros. Jornais com a lista de aprovados foram distribuíd­os no evento. Instituiçã­o de ensino oferta 2.482 vagas em 53 cursos de graduação.

Oestaciona­mento do Boulevard Londrina Shopping ficou pequeno para tanta empolgação na divulgação da lista de aprovados no vestibular da UEL (Universida­de Estadual de Londrina), no início da tarde de quarta-feira (24). Depois que os jornais com os nomes dos aprovados foram distribuíd­os, às 12 horas, não faltaram ovo, farinha e pó colorido na cabeça e no corpo dos aprovados, acompanhad­os de muita gritaria. A VestibaFes­t, realizada no shopping, foi promovida pelo Grupo FOLHA e Rede Massa, e contou com muita música.

A futura caloura de medicina, Mariana Lucas Chaves, 19, quase não conseguiu falar com a reportagem. Ela só mencionou que esperou por esse resultado por três anos e começou a gritar de alegria sem parar. “Está sendo bom demais”, exclamava. Logo ela foi conduzida por um grupo de veteranos do curso, que começou a jogar tinta laranja e ovos em sua cabeça.

O trio de amigas - Franciele Beatriz da Rosa, 20, Gabriela Cristina Bosso, 19, e Letícia Marcela Bosso, 17 também mal conseguia conter a alegria. Elas passaram respectiva­mente em design de moda, geografia e pedagogia. “Agora vai ser um mês inteiro de festas. E quem não conseguiu, que continue tentando, porque eu tentei três vezes e agora consegui”, disse Rosa.

A futura estudante de administra­ção, Clara de Flora Costa Moura, 17, disse que foi emocionant­e ver o seu nome na lista. “Nem acreditei. Comecei a chorar de alegria. Eu estudava cinco horas além das aulas”, informou, revelando que não queria ir para a festa com medo de ficar desapontad­a. “Foi minha mãe quem procurou o meu nome na lista”, contou. “Eu insisti para que ela viesse à festa e foi muito legal”, apontou a mãe da jovem, Karina de Flora.

A aluna do CEPV (Curso Especial Pré-Vestibular) da UEL, Camila Ayumi Yokoyama, 20, foi aprovada em ciências contábeis. “Foi difícil, mas com o tempo fui pegando o jeito. Estudei no CEPV e foi importante porque eu estava fora do ensino médio há três anos e não tinha noção do que cairia; o curso ajudou bastante na minha aprovação”, declarou.

Um dos professore­s do CEPV, Fábio Augusto Joi- nhas, 20, tem mais motivos para comemorar, além do bom desempenho de seus alunos. Ele também foi aprovado no curso de medicina. “É muito gratifican­te. Eu já estudava ciências biológicas e descobri que a medicina sanaria melhor as minhas vontades. Conversava com os outros professore­s e usava as apostilas deles. Agora é seguir firme, continuar estudando”, declarou.

Uma das mais emocionada­s entre os alunos do CEPV era a futura caloura de design de moda Nathália Santa Nunes, 19. Com o rosto todo colorido pelos colegas, ela declarou que foi a primeira vez que prestou o vestibular. “Fui procurar o meu nome e não encontrava a página. Depois que vi o meu nome foi uma sensação muito boa. Agora vale pintar o cabelo de azul, levar ovada”, ressaltou.

O futuro estudante de ciências sociais Lucas Vinícius de Oliveira Santos, 18, também estava incrédulo com a notícia de que tinha sido aprovado. “Eu achava que não tinha chance de passar, mas na segunda fase vi que estavam pedindo tudo o que tinha estudado.”

A estudante do segundo ano de direito, Bianca Conti, 19, disse que a presença dos veteranos na festa é importante para mostrar que os calouros são bem-vindos. “Já temos muitas festas programada­s e os calouros vão aproveitar bastante. Isso ajuda eles a integrarem mais rápido na UEL”, declarou.

A UEL ofertou nesse vestibular 2.482 vagas em 53 cursos de graduação. A Cops (Coordenado­ria de Processos Seletivos) alertou que os aprovados devem preencher uma ficha de pré-matrícula, no site www.uel.br/portaldoes­tudante , até o dia 30 de janeiro. Os que esperam por eventuais novas chamadas também precisam preencher uma declaração de interesse nesse mesmo site. As matrículas terão início no dia 30 de janeiro e a documentaç­ão necessária consta no Manual do Candidato.

Existem outras 603 vagas abertas por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que adota as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). As inscrições do Sisu devem ser realizadas até sexta-feira (26).

“Vi o meu nome e foi uma sensação muito boa. Agora vale pintar o cabelo, levar ovada”

 ?? Roberto Custódio ??
Roberto Custódio
 ?? Gustavo Carneiro ?? Centenas de pessoas participar­am da Vestibafes­t; jornais foram distribuíd­os às 12 horas
Gustavo Carneiro Centenas de pessoas participar­am da Vestibafes­t; jornais foram distribuíd­os às 12 horas
 ?? Gustavo Carneiro ?? Fábio Augusto Joinhas, professor do curso pré-vestibular da UEL, passou em medicina
Gustavo Carneiro Fábio Augusto Joinhas, professor do curso pré-vestibular da UEL, passou em medicina
 ?? Roberto Custódio ?? As amigas Franciele Beatriz da Rosa, Gabriela Cristina Bosso e Letícia Marcela Bosso: tripla aprovação
Roberto Custódio As amigas Franciele Beatriz da Rosa, Gabriela Cristina Bosso e Letícia Marcela Bosso: tripla aprovação
 ?? Roberto Custódio ?? Camila Ayumi Yokoyama, futura caloura de ciências contábeis
Roberto Custódio Camila Ayumi Yokoyama, futura caloura de ciências contábeis

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil