Folha de Londrina

Liga das Nações tem ‘grupo da morte’

- France Presse

Lausana, Suíça

- A Alemanha enfrentará a França e a Holanda, após sorteio nesta quarta-feira (24) dos grupos da Liga das Nações, competição recém-criada pela Uefa e que tem como objetivo substituir os amistosos internacio­nais e distribuir quatro vagas para a Euro-2020.

Outro grupo parelho da nova competição terá Espanha, Inglaterra e Croácia. Já Portugal terá pela frente Itália e Polônia, enquanto a Bélgica medirá forças com Suíça e Islândia.

A Liga das Nações será disputada de setembro a novembro de 2018, independen­temente das Eliminatór­ias para a Euro-2020, que vão de março a novembro de 2019. Como explicou o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, “com a Liga das Nações, o nível será mais equilibrad­o”, num momento em que “muitos reclamavam dos amistosos injustos entre grandes e pequenas seleções”.

No total, 55 países europeus foram distribuíd­os em quatro ligas (A, B, C e D) respeitand­o seu ranking Uefa, com as seleções mais fortes na Liga A e as mais fracas na D. As ligas são divididas em grupos de três ou quatro equipes, que irão se enfrentar durante a fase de grupos, de setembro a novembro. Os quatro vencedores dos grupos da Liga A disputarão um quadrangul­ar final, um torneio organizado de 5 a 9 de junho de 2019, para tentar conquistar o título desta nova competição.

Esta nova fórmula de disputa internacio­nal tem como maior atrativo a distribuiç­ão de quatro vagas adicionais na Eurocopa, que deverão ser dadas a equipes menores que não conseguira­m se classifica­r pelas Eliminatór­ias.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil