Folha de Londrina

Produção industrial cai em dezembro, diz CNI

- Eduardo Rodrigues Agência Estado

A produção industrial recuou em dezembro de 2017, como é usual para o mês, mas a retração foi menor do que a verificada em anos anteriores, de acordo com sondagem divulgada nesta quarta-feira, 24, pela Confederaç­ão Nacional da Indústria (CNI). Em uma escala na qual valores abaixo dos 50 pontos significam queda na atividade do setor, o indicador do mês passado ficou em 42,4 pontos.

Apesar de significar menor produção que a de novembro, a perda de desempenho em dezembro de 2017 foi a menor para o mês desde 2011, quando o indicador ficou em 42,6 pontos. Em dezembro de 2016, por exemplo, o índice de produção ficou em 40,7 pontos.

“Dezembro costuma ser um mês de ajustes para a indústria, com queda da atividade por conta do fim das encomendas para o período de festas. Em 2017, não foi diferente. Ressalte-se, contudo, que a desacelera­ção em 2017 foi mais branda que em outros anos, o que sugere a manutenção do processo de recuperaçã­o da indústria no encerramen­to do ano”, avaliou a CNI, no documento.

Da mesma forma, em todos os anos há redução de postos de trabalho na indústria de novembro para dezembro. Na escala na qual valores abaixo dos 50 pontos representa­m recuo, o indicador de emprego ficou em 47,6 pontos no mês passado, também o melhor resultado para dezembro desde 2011. “Ou seja, a queda do número de empregados foi a mais reduzida para o mês em sete anos”, completa a entidade.

Brasília – CAPACIDADE INSTALADA

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) na indústria também recuou em dezembro, de 68% para 64%, mas acabou o ano em um patamar um pouco superior ao registrado no fim de 2016, quando encerrou dezembro em 63%. Ainda assim, a UCI está distante do usual para o período, com um indicador de 41,4 pontos em dezembro, bem abaixo da linha divisória dos 50 pontos.

O nível de estoques no setor ficou em 46,4 pontos em dezembro, também significan­do um recuo em relação a novembro. Já o índice de estoques em relação ao planejado pelas empresas ficou em 49,5 pontos, praticamen­te na linha divisória dos 50 pontos, mostrando que os estoques estão bem controlado­s na indústria.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil