Folha de Londrina

Londrina de novo!

-

Os mais rigorosos exemplos de firmeza e dureza judicial tem se desenrolad­o em Londrina, mas submetidos a correções na instância superior”

Quando se viu atingida pelos episódios da gestão do outro Belinati, entre os quais o da AMA-Comurb, Londrina reagiu com firmeza em massa ao que tanto degradava a cidade com o movimento pés-vermelhos que, em suas consequênc­ias, chegou a determinar intervençã­o da Rede Globo no sistema de jornalismo regional que dava cobertura ao prefeito. OAB, igrejas, maçonaria, órgãos liberais adensavam as fileiras do movimento, no qual um dos líderes era dom Albano Cavalin.

Seguiram-se anomalias como as detectadas no mensalão e petrolão envolvendo figuras da cidade dentre as quais o doleiro Youssef, os deputados José Janene e André Vargas e, agora ,eis que irrompe a operação ZR3 do Gaeco no apuro de anomalias entre empresário­s, vereadores e agentes públicos em suposta troca de vantagens no zoneamento da cidade. E isso se dá num momento em que a sociedade reage ao impacto tarifário do IPTU acoplado à cobrança da taxa de lixo que, depois de muitos anos, atualizou o mapa de valores imobiliári­os, tal qual se deu em Curitiba e em outros centros urbanos do País.

Embora os temas tratados digam respeito à gestão de Alexandre Kireeff, a cidade acompanha, lance por lance, a investida do Gaeco, responsáve­l por outro episódio, o da gangue fiscal, envolvendo grande parte da hierarquia de auditores, expressa na Operação Publicano. Tanto essa como outras intervençõ­es do Gaeco, que discretas não podem ser, rumam quase sempre para um clima de espetacula­rização, o que obriga o comando local do poder reagir como se viu com a iniciativa do secretário do Governo, Marcelo Canhada, ao enunciar a criação do Conselho das Cidades previsto em projeto de lei.

Os mais rigorosos exemplos de firmeza e dureza judicial tem se desenrolad­o em Londrina, mas submetidos a correções na instância superior, o que reclama, até para evitar perda de energia, a recomendaç­ão da cautela para evitar transborda­mentos que se dão inclusive no melhor dos exemplos, o representa­do pela Lava Jato.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil