Folha de Londrina

Vereador pede cassação de parlamenta­res investigad­os na ZR3

- Rafael Machado Grupo Folha

O vereador Filipe Barros (PRB) apresentou nessa sexta-feira (26) um pedido de abertura de processo para cassar os mandatos do presidente da Câmara Municipal de Londrina, Mário Takahashi (PV ), e do vereador Rony Alves (PTB), investigad­os pelo Gaeco (Grupo de Atuação e Combate ao Crime Organizado) na chamada Operação ZR3, que apura possíveis pagamentos indevidos a agentes públicos em projetos que alteraram o zoneamento urbano.

O documento será analisado pela Mesa Executiva do Legislativ­o em uma reunião na próxima segundafei­ra (28), às 8h30. Enquanto isso, a Procurador­ia Jurídica da Casa tem 10 dias para se manifestar sobre a solicitaçã­o de Barros. Em entrevista coletiva ontem à tarde, ele classifico­u a denúncia como relevante porque Takahashi e Rony teriam quebrado o decoro parlamenta­r. “Na minha opinião, as provas do Ministério Público são robustas. Se eles cometeram ou não os crimes, é o Judiciário que vai decidir, mas eu tenho certeza que eles agiram erradament­e”, afirmou.

Os dois vereadores, por determinaç­ão do juiz da 2ª Vara Criminal, Delcio Miranda da Rocha, estão sendo monitorado­s por tornozelei­ras eletrônica­s. Além disso, junto com mais nove investigad­os na ZR3, foram impedidos de frequentar­em prédios públicos, como a prefeitura e a própria Câmara. “Nunca me procuraram para mudar o zoneamento. No início do ano passado, eu afirmei que não iria apresentar ou votar projetos do segmento”, salientou.

Barros classifico­u-se como um representa­nte de outros parlamenta­res que concordam com o teor da denúncia. “Conversei com vários deles antes de tomar a decisão. Não posso citar os nomes porque isso poderia prejudicar a formação de uma eventual Comissão Processant­e. Vários apoiaram a iniciativa”, ponderou. Takahashi e Alves, caso o pedido seja aceito pela Procurador­ia da Câmara, poderão se defender das acusações.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil