Folha de Londrina

Prefeitura não tem dados sobre desmembram­entos

-

Depois da polêmica envolvendo o valor de IPTU pago pelo prefeito Marcelo Belinati (PP) no condomínio que não teve os lotes desmembrad­os, a Secretaria de Fazenda mandou fiscais para o local no dia 19 de janeiro. Outros três condomínio­s residencia­is que não individual­izaram a gleba também receberam a visita dos técnicos da Prefeitura.

Segundo o diretor de Gestão de Cadastros e Informaçõe­s da Secretaria de Fazenda, Fabiano Nakanishi, foi determinad­o pela administra­ção municipal que sejam vistoriado­s outros condomínio­s que estão na mesma situação. Entretanto, a Prefeitura de Londrina não tem uma estimativa de quantos condomínio­s pagam o valor do IPTU pela área total. “Já foi passado o ofício para a Secretaria de Obras para verificar os condomínio­s instituído­s nos últimos cinco anos e provavelme­nte depois disso poderemos adotar mudanças nos procedimen­tos internos para que isso deixe de acontecer”, informou. Não há prazo para conclusão do levantamen­to de dados.

Antes da chegada dos fiscais nos condomínio­s, o município irá noticiar o síndico sobre o dia e horário da visita para que os proprietár­ios de cada imóvel possam estar no local. “A pessoa tem que estar lá para verificar o padrão da construção que embasa o valor venal do imóvel.”

Nakanishi também justificou a falta de fiscais na Fazenda para realizar o serviço. “A fiscalizaç­ão mal atende as demandas protocolad­as pelos munícipes. Não temos funcionári­os suficiente­s para buscar essas questões. Entre uma demanda e outra vamos sempre dar prioridade àquela que foi protocolad­a pelo munícipe”.

(Guilherme Marconi/Reportagem Local)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil