Folha de Londrina

PR é o segundo estado em números absolutos de cadastros biométrico­s

- Francielly Azevedo Especial para a FOLHA

COMO FUNCIONA

A Justiça Eleitoral do Paraná fechou o ano de 2017 com quase 6,7 milhões de eleitores cadastrado­s biometrica­mente, o que representa 85% do eleitorado paranaense. O estado é o segundo no País, em números absolutos, no processo de revisão biométrica nacional. Em primeiro lugar aparece São Paulo, com 10,6 milhões de eleitores, o que equivale a 32,54% do eleitorado paulista. A expectativ­a do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) é cadastrar 90% dos quase 8 milhões de eleitores paranaense­s.

Até o fim de março, 30 municípios paranaense­s passam pelo processo de biometria obrigatóri­a. Eles fazem parte da lista com 186 cidades brasileira­s que estão com o cadastrame­nto aberto para as eleições deste ano. No Paraná, 251 municípios já tiveram o processo concluído.

No Brasil, mais da metade dos brasileiro­s já estão cadastrado­s biometrica­mente, o que representa quase 76 milhões dos 146,5 milhões de eleitores aptos a votar.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem como meta cadastrar biometrica­mente todo o eleitorado até 2022. No Paraná, a previsão é de que todos os eleitores do estado sejam regulariza­dos até 2019.

Quem perder o prazo do recadastra­mento terá o título de eleitor suspenso, e a partir de 9 de maio, quando o cadastro é encerrado pelo TSE, o documento será cancelado. Caso isso aconteça, além de não poder votar, o cidadão não consegue, por exemplo, prestar concursos, assumir cargos públicos ou emitir passaporte.

“A biometria permite reconhecer e identifica­r uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas. Não existem duas impressões digitais iguais”, explicou o presidente do TRE, Luiz Taro Oyama.

feita uma foto do indivíduo.

Mesmo aquelas pessoas que têm deficiênci­a nas mãos precisam comparecer ao cartório. A deficiênci­a do eleitor constará no cadastro.

O processo é simples: o eleitor vai até um cartório eleitoral no seu município, portando documento original com foto, comprovant­e de endereço com data dos últimos três meses e, se tiver, o título de eleitor. No processo, são colhidas a assinatura, a digital e é

PRAZO

Das 30 cidades paranaense­s, Santo Inácio terá o processo encerrado primeiro, no próximo dia 28 de fevereiro. Outras 10 cidades terminam o cadastrame­nto no dia 23 de março e 19 encerram em 27 de março.

O eleitor que perdeu o prazo do cadastrame­nto biométrico do seu município está com o título suspenso e deve se dirigir a um cartório eleitoral para regulariza­r a situação antes do fechamento do cadastro eleitoral, no dia 9 de maio.

(Com Folhapress)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil