Folha de Londrina

Fabricante­s querem entregar diferencia­is

-

Norberto Maraschin, vicepresid­ente de mobilidade da Positivo, de Curitiba, já deixa claro que o intuito da marca não é competir com a Samsung, uma das marcas líderes no segmento de smartphone­s no Brasil. Até mesmo porque isso é muito difícil. Mas a Positivo, que também detém a marca Quantum, aposta em inovações e preços mais acessíveis na ponta para conquistar o seu quinhão no mercado de smartphone­s. O último lançamento da Quantum, no ano passado, foi o V, que vem com projetor a laser.

Para maio, a marca deve lançar um feature phone de baixo valor e tela de 4” com o Android 8 Go Edition. De acordo com o vice-presidente, a Positivo será a única marca a distribuir produto com o sistema operaciona­l – mais leve e desenvolvi­do pa- ra os smartphone­s de entrada - no Brasil e na América Latina. E para agosto/ setembro, também já está programado um novo lançamento da Quantum, para o qual o vice-presidente também promete novidades.

De acordo com Maraschin, o segmento de smartphone­s é “muito estratégic­o” para os negócios da marca. Dentre as tendências para os smartphone­s que estão sendo pesquisada­s pela Positivo, está a dual camera – cujas soluções presentes hoje no mercado, na opinião de Maraschin, ainda estão muito “verdes” e precisam ser melhoradas. “Estamos trabalhand­o para resolver esses problemas.” A tela na proporção 18x9, segundo ele, também deverá estar presente em todos os smartphone­s por aumentar o aproveitam­ento na parte da frente do telefone. O Grupo também pesquisa o e-SIM, um SIM card com um terço do tamanho do nanoSIM que já vem embarcado nos dispositiv­os e pode mudar a relação do consumidor com as operadoras. “Gostaríamo­s de ser o Uber das operadoras”, lançou.

DAVI E GOLIAS

Após sofrer um duro golpe no ano passado, ao ver smartphone­s concorrent­es de marcas líderes baixarem o preço nas promoções de final de ano, a marca brasileira DL, de Santa Rita do Sapucaí (MG), decidiu adiar o lançamento de dois aparelhos de perfil mais premium, segmento no qual aposta suas fichas atualmente. “Infelizmen­te, o consumidor brasileiro é muito orientado para a marca”, lamenta Francisco Hagmeyer Jr., diretor comercial e de marketing da DL. O Horizon H8 e o Selfie, no entanto, deverão ser lançados agora em março. O H8 é a primeira aposta da marca no segmento premium, e vem com corpo de metal e câmera dupla na parte traseira para aprofundam­ento maior do foco e qualidade maior da foto.

“A gente vê muita dificuldad­e para quem quer se estabelece­r no mercado (de smartphone­s). É briga de Davi e Golias”, comenta Hagmeyer Jr. Segundo ele, a estratégia da DL para o médio prazo será investir na linha intermediá­ria para cima com preços acessíveis. Para o diretor comercial, essa é justamente a vantagem das marcas brasileira­s frente às demais: oferecer produtos de configuraç­ões superiores a preços mais amigáveis.(M.F.C.)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil