Folha de Londrina

Agência de Energia projeta alta na produção de petróleo no País

- Mateus Fagundes e Gabriel Bueno da Costa

São Paulo - A AIE (Agência Internacio­nal de Energia) elevou a previsão para a produção e a demanda de petróleo no Brasil. Em seu relatório mensal, divulgado nesta terça (13), a agência diz que a demanda do Brasil por petróleo deve passar dos 3,09 milhões de barris por dia (bpd) no ano passado para 3,15 milhões de barris diários este ano. Já a produção do País deve subir de 2,74 milhões de barris por dia no ano passado para 2,89 milhões de barris diários em 2018.

A AIE também elevou a estimativa de expansão da demanda global de petróleo este ano de 1,3 milhão de barris por dia para 1,4 milhão de barris, refletindo as expectativ­as de cresciment­o econômico mundial neste ano. A expansão da demanda prevista para o ano de 2018, porém, é menor que a projetada para 2017, que teria sido de aumento de 1,6 milhão de barris diários. “Retardam o cresciment­o da demanda em 2018 os preços mais altos do petróleo, a diminuição da necessidad­e da China por energia e as transações de combustíve­is em países não pertencent­es à OCDE (Organizaçã­o para Cooperação e Desenvolvi­mento Econômico, que reúne os países mais ricos do mundo)”, avaliou a AIE.

A agência ponderou, no entanto, que embora a Opep (Organizaçã­o dos Países Exportador­es de Petróleo) esteja comprometi­da em reduzir a exploração do óleo, há sinais de aumento de oferta, especialme­nte vindos dos Estados Unidos.

“Todos os indicadore­s sugerem que um cresciment­o rápido continuado nos Estados Unidos está em perfeito alinhament­o, como alta dos preços do barril do petróleo, aumento das perfuraçõe­s e ampliação da produção nas áreas de xisto”, comentou a AIE, que projeta que o país possa ultrapassa­r a Rússia e a Arábia Saudita na extração de óleo. ONDA Para a AIE, os produtores de xisto dos Estados Unidos desfrutam de uma segunda onda de cresciment­o por causa da redução dos custos de exploração. “O aumento da produção fora da Opep, principalm­ente nos EUA, pode superar o cresciment­o da demanda global”, diz.

Durante o mês de janeiro, a oferta global de petróleo caiu para 97,7 milhões de barris por dia na comparação com o mês anterior. Mas, em relação a janeiro de 2017, houve um aumento de 1,5 milhão de bpd. De acordo com a AIE, a produção de petróleo dos 14 membros da Opep ficou inalterada em 32,16 milhões de bpd no mês passado.

Em comentário sobre as perspectiv­as de valores, a AIE afirmou que os fundamento­s neste começo de 2018 dão “menos apoio aos preços”. Ao mesmo tempo, a agência vê que o mercado tem sido muito dinâmico e pode mudar nos próximos meses, dada a crise na Venezuela e o dinamismo da economia global. “Como resultado, os preços podem se manter em níveis recentes, mesmo com o aumento da produção dos EUA.”

 ?? Rogério Santana/Agência Brasil ?? Para este ano, a demanda do Brasil deve ser de 3,15 milhões de barris diários e a produção deve subir para 2,89 milhões de barris/dia
Rogério Santana/Agência Brasil Para este ano, a demanda do Brasil deve ser de 3,15 milhões de barris diários e a produção deve subir para 2,89 milhões de barris/dia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil