Folha de Londrina

Presos fogem em Ibiporã e Ibaiti

- Luís Fernando Wiltemburg Viviani Costa Reportagem Local

O feriado prolongado de Carnaval foi marcado por fugas de presos em pelo menos duas unidades do Paraná. Em Ibiporã, no Norte do Estado, a movimentaç­ão foi percebida na madrugada de terçafeira (13). Por volta das 2 horas, três detentos fugiram após danificar a estrutura de contêinere­s colocados nos fundos da delegacia para aumentar a capacidade de lotação da carceragem.

A estrutura física da delegacia possui capacidade para abrigar 35 presos, mas estava com 166 no momento da fuga. Já os dois contêinere­s colocados para abrigar um total de 16 detentos estava com 32. Em uma das unidades colocadas nos fundos da delegacia, a porta foi serrada. No outro contêiner, o preso conseguiu fazer um buraco na parede que separava as estruturas.

Segundo a Polícia Civil, a última fuga registrada na delegacia de Ibiporã ocorreu no fim do ano passado. Nesta terça, a equipe fez contatos para viabilizar o conserto da estrutura danificada, mas não conseguiu retorno até o início da tarde em razão do Carnaval. Os presos foram realocados dentro da própria carceragem superlotad­a.

Na tarde anterior, os policiais já haviam encontrado um buraco em uma das celas e remanejado parte dos detentos para evitar fuga. Os três foragidos chegaram a ser denunciado­s ao Ministério Público por orquestrar planos de fuga dentro da carceragem.

Também na segunda-feira, 21 detentos da Cadeia Pública de Ibaiti fugiram por um buraco feito a golpes de marretas no muro do solário. A estrutura foi danificada por dois homens que estavam do lado de fora da unidade que fica ao lado da delegacia. Até as 16 horas desta terça, apenas um deles havia sido recapturad­o.

Segundo informaçõe­s levantadas na própria delegacia, no momento da fuga, não havia policiais civis de plantão. Apenas um agente de cadeia pública estava no local. A fenda por onde passaram os detentos foi consertada em seguida. A cadeira de Ibaiti tem capacidade para 19 detentos, mas abrigava 152 no momento da fuga. Destes, mais de cem estavam na galeria que dá acesso ao solário.

O buraco aberto no muro foi feito poucos centímetro­s ao lado de outro que havia sido utilizado por 16 detentos durante fuga no final do ano passado. Na ocasião, os presos aproveitar­am aproveitar­am o horário de visitas para dar início à movimentaç­ão. Dez foram recapturad­os na sequência. No dia 31 de dezembro uma nova tentativa de fuga foi frustrada. A reportagem não conseguiu contato com a assessoria de comunicaçã­o da Polícia Civil, em Curitiba.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil