Fis­ca­li­za­ções com etilô­me­tro cres­cem 532%

Apli­ca­ção de tes­tes com etilô­me­tro foi reforçada pe­la Po­lí­cia Ro­do­viá­ria Es­ta­du­al du­ran­te a Ope­ra­ção Car­na­val. Nos 2.400 km de es­tra­das sob res­pon­sa­bi­li­da­de da 2a Com­pa­nhia, com ba­se em Lon­dri­na, 854 con­du­to­res fo­ram sub­me­ti­dos ao “bafô­me­tro”. No mes­mo pe

Folha de Londrina - - Primeira Página - Luís Fer­nan­do Wil­tem­burg Gru­po Fo­lha

Afis­ca­li­za­ção em re­la­ção ao tes­te do etilô­me­tro cres­ceu 532% nos 2.400 km de es­tra­das su­per­vi­si­o­na­das pe­la 2ª Com­pa­nhia da Po­lí­cia Ro­do­viá­ria Es­ta­du­al, com ba­se em Lon­dri­na, nos qua­tro di­as de re­a­li­za­ção da Ope­ra­ção Car­na­val de 2018. O ba­lan­ço, di­vul­ga­do nes­ta quar­ta-fei­ra (14), mos­tra que o cha­ma­do “tes­te do bafô­me­tro” foi apli­ca­do 854 ve­zes pe­los po­li­ci­ais da com­pa­nhia, con­tra 135 ve­zes no mes­mo pe­río­do de 2017. O ba­lan­ço com da­dos es­ta­du­ais de­ve ser di­vul­ga­do nos pró­xi­mos di­as.

Já a au­sên­cia da luz bai­xa ace­sa ao tran­si­tar nas ro­do­vi­as foi o prin­ci­pal mo­ti­vo de mul­tas re­gis­tra­das. O le­van­ta­men­to ain­da traz um aci­den­te a me­nos em re­la­ção ao ano pas­sa­do – fo­ram 24 em 2018 con­tra 25 no Car­na­val de 2017 – e uma mor­te no trân­si­to, mes­ma es­ta­tís­ti­ca do ano pas­sa­do. O nú­me­ro de fe­ri­dos su­biu de 22, no ano pas­sa­do, pa­ra 27 es­te ano.

As es­ta­tís­ti­cas de­mons­tram um au­men­to de qua­se 42% na apli­ca­ção de mul­tas quan­do com­pa­ra­dos os dois fi­nais de se­ma­na pro­lon­ga­do. A PRE apli­cou 491 san­ções a mo­to­ris­tas es­te ano, con­tra 346 no ano pas­sa­do. “O prin­ci­pal ge­ra­dor de mul­tas foi o fa­rol bai­xo apa­ga­do. O mo­to­ris­ta tem que se cons­ci­en­ti­zar que as lu­zes ace­sas são uma obri­ga­ção, as­sim co­mo o cin­to de se­gu­ran­ça”, afir­ma o co­man­dan­te da 2ª Cia, ca­pi­tão Ales­san­dro Luis Wols­ki.

Em al­guns ca­sos, o con­du­tor aci­o­na o fa­rol na luz de po­si­ção. Nes­te ca­so, Wols­ki su­ge­re aos po­li­ci­ais que ori­en­tem os mo­to­ris­tas a gi­rar o se­le­tor de ilu­mi­na­ção mais uma vez, pa­ra li­gar as lu­zes cor­re­ta­men­te. “É uma ação edu­ca­ti­va, mas os po­li­ci­ais con­tam que es­tão ori­en­tan­do os mo­to­ris­tas vá­ri­as e vá­ri­as ve­zes”, con­ta.

Pa­ra Wols­ki, o nú­me­ro re­la­ti­va­men­te bai­xo de aci­den­tes re­gis­tra­dos nos úl­ti­mos dois anos in­di­cam um re­sul­ta­do po­si­ti­vo da Ope­ra­ção Car­na­val. “Além de os aci­den­tes per­ma­ne­ce­rem es­tá­veis, não ti­ve­mos ne­nhum ca­so de atro­pe­la­men­to es­te ano”, res­sal­ta.

RO­DO­VI­AS FE­DE­RAIS

A ope­ra­ção da Po­lí­cia Ro­do­viá­ria Fe­de­ral (PRF) ter­mi­nou às 23h59 de quar­ta e o ba­lan­ço das ocor­rên­ci­as nas ro­do­vi­as fe­de­rais es­tá pre­vis­to pa­ra a ma­nhã des­ta quin­ta­fei­ra (15). Um ba­lan­ço par­ci­al mos­tra que até a meia-noi­te de ter­ça-fei­ra (13) fo­ram fis­ca­li­za­dos 144 mil mo­to­ris­tas nas ro­do­vi­as fe­de­rais do Es­ta­do. Des­tes, 1.497 fo­ram au­tu­a­dos por em­bri­a­guez, nú­me­ro 22% me­nor do que no mes­mo pe­río­do de 2017. Fo­ram re­gis­tra­dos 249 aci­den­tes gra­ves, com 87 óbi­tos. No ano pas­sa­do, du­ran­te o Car­na­val, acon­te­ce­ram 309 aci­den­tes gra­ves e 131 mor­tes.

Ou­tro com­por­ta­men­to apon­ta­do co­mo pe­ri­go­so pe­lo ór­gão e que per­sis­te é a ul­tra­pas­sa­gem ir­re­gu­lar. O fe­cha­men­to par­ci­al traz 8.109

APRE­EN­SÃO

Du­ran­te a fis­ca­li­za­ção, a PRF fez a ter­cei­ra mai­or apre­en­são de mu­ni­ções do País du­ran­te o fe­ri­a­do. Fo­ram ti­ra­dos de cir­cu­la­ção no do­min­go (11) 1.150 ba­las. Des­te to­tal, 1.000 são de ca­li­bre 38, 50 de ca­li­bre 32, e 100 de ca­li­bre 380. As mu­ni­ções es­ta­vam es­con­di­das em um tra­ves­sei­ro den­tro de uma ma­la no ba­ga­gei­ro de um ôni­bus na BR-369, em Ubi­ra­tã (Cen­tro-Oes­te). O pas­sa­gei­ro res­pon­sá­vel pe­la ba­ga­gem foi iden­ti­fi­ca­do e con­du­zi­do pa­ra a de­le­ga­cia da ci­da­de.

con­du­to­res que aca­ba­ram mul­ta­dos por es­te mo­ti­vo. A quan­ti­da­de é 17% me­nor que a do ano pas­sa­do. A ope­ra­ção foi ini­ci­a­da na sex­ta-fei­ra (9). O re­for­ço do po­li­ci­a­men­to foi fei­to em tre­chos e ho­rá­ri­os con­si­de­ra­dos crí­ti­cos nas ro­do­vi­as fe­de­rais. (Co­la­bo­rou Pe­dro Mar­co­ni)

Gi­na Mar­do­nes/29-12-2017

PRE re­gis­trou 24 aci­den­tes e uma mor­te nas ro­do­vi­as da re­gião du­ran­te qua­tro di­as da Ope­ra­ção Car­na­val

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.