IN­VES­TI­GA­ÇÃO

Me­di­da anun­ci­a­da após reu­nião com Be­li­na­ti tam­bém va­le pa­ra as co­bran­ças na ta­xa de li­xo

Folha de Londrina - - Primeira Página - Gui­lher­me Mar­co­ni Re­por­ta­gem Lo­cal

Pre­fei­to Mar­ce­lo Be­li­na­ti as­su­me com o MP com­pro­mis­so de ajus­tar con­du­ta e cor­ri­gir “dis­tor­ções” no IPTU e na ta­xa de li­xo do con­do­mí­nio on­de mo­ra

Opre­fei­to de Lon­dri­na, Mar­ce­lo Be­li­na­ti (PP), es­te­ve reu­ni­do com o pro­mo­tor Re­na­to de Li­ma Cas­tro na tar­de des­ta quar­ta-fei­ra (14) em res­pos­ta ao pro­ce­di­men­to in­ves­ti­ga­tó­rio aber­to con­tra ele pa­ra apu­rar in­dí­ci­os de im­pro­bi­da­de ad­mi­nis­tra­ti­va re­la­ci­o­na­da a “dis­tor­ções” na plan­ta de va­lo­res que re­a­jus­tou o IPTU no mu­ni­cí­pio. O MP vê omis­são e fa­vo­re­ci­men­to do pre­fei­to ao se be­ne­fi­ci­ar do re­a­jus­te me­nor do IPTU (Im­pos­to Pre­di­al e Ter­ri­to­ri­al Ur­ba­no) em re­la­ção aos de­mais con­tri­buin­tes e da au­sên­cia de cobrança de ta­xa de li­xo em seu con­do­mí­nio, o Vil­la­ge Pri­miun, na zo­na sul de Lon­dri­na. A reu­nião - que du­rou cer­ca de du­as ho­ras - re­sul­tou em com­pro­mis­so de even­tu­ais TAC (Ter­mo de Ajus­ta­men­to de Con­du­ta) que po­de­rão acar­re­tar em san­ções.

Se­gun­do o MP, de­vem ser aber­tos três pro­ce­di­men­tos pa­ra de­fi­nir três ques­tões po­lê­mi­cas: as dis­tor­ções na cobrança do imó­vel do pre­fei­to; as dú­vi­das que com­põem a pla­ni­lha que em­ba­sou a cobrança da ta­xa de li­xo e com­pro­mis­sos pa­ra ajus­tes na lei que atu­a­li­zou a PGV (Plan­ta Ge­né­ri­ca de Va­lo­res).

“O que se pre­ten­de é pro­te­ger o in­te­res­se da so­ci­e­da­de de Lon­dri­na e au­men­tar o pro­ces­so de trans­pa­rên­cia e fis­ca­li­za­ção dos atos dos agen­tes pú­bli­cos”, dis­se Cas­tro à FO­LHA, ao con­fir­mar que os pro­ce­di­men­tos in­ves­ti­ga­tó­ri­os con­ti­nu­am aber­tos até que os TACs es­te­jam de­fi­ni­dos e as­si­na­dos. “Se­rá pre­ci­so que to­dos os de­ve­res se­jam cum­pri­dos com efei­tos sig­ni­fi­ca­ti­vos pa­ra a so­ci­e­da­de lon­dri­nen­se e o pre­fei­to se com­pro­me­teu com is­so.” O pro­mo­tor in­for­mou que a Lei de Im­pro­bi­da­de Ad­mi­nis­tra­ti­va au­to­ri­za tra­mi­ta­ção de TAC com an­te­ci­pa­ção de san­ção. “São pre­vi­sões es­ta­be­le­ci­das pe­lo con­se­lhos es­ta­du­al e fe­de­ral do MP”, res­sal­tou. O pro­mo­tor não adi­an­tou ou­tros as­pec­tos que irão com­por o com­pro­mis­so fir­ma­do pe­lo pre­fei­to on­tem.

A vi­si­ta do pre­fei­to ao MP não foi in­for­ma­da pe­la Pre­fei­tu­ra. Por no­ta, no fim da tar­de de on­tem, o Nú­cleo de Co­mu­ni­ca­ção in­for­mou que Be­li­na­ti to­mou a ini­ci­a­ti­va “pa­ra es­cla­re­cer as dú­vi­das le­van­ta­das e ou­vir a vi­são do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co.” A no­ta acres­cen­tou que pa­ra­le­la­men­te “o pre­fei­to es­tá con­ver­san­do no­va­men­te com os ve­re­a­do­res e as en­ti­da­des, pa­ra cor­ri­gir si­tu­a­ções exis­ten­tes há mui­tos anos e de­tec­ta­das a par­tir da re­vi­são da Plan­ta de Va­lo­res.” A no­ta ain­da in­for­mou que des­de o co­me­ço do de­ba­te so­bre o IPTU ele pro­cu­rou dei­xar cla­ro que a re­vi­são da PGV é uma opor­tu­ni­da­de úni­ca pa­ra fa­zer cor­re­ções im­por­tan­tes e há mui­to tem­po ne­ces­sá­ri­as pa­ra sa­ne­ar as fi­nan­ças do mu­ni­cí­pio e se pro­mo­ver jus­ti­ça fis­cal e so­ci­al.

CO­LE­TI­VA

Na úl­ti­ma sex­ta-fei­ra, Be­li­na­ti con­vo­cou co­le­ti­va de im­pren­sa on­de jus­ti­fi­cou que as dis­tor­ções no seu IPTU fo­ram pro­vo­ca­das por er­ros de di­gi­ta­ção de téc­ni­cos da Se­cre­ta­ria de Fa­zen­da ao fa­zer lan­ça­men­to do ter­re­no nos ma­pas ane­xos à lei. So­bre a fal­ta de des­mem­bra­men­to das ma­trí­cu­las dos imó­veis, in­for­mou que téc­ni­cos fi­ze­ram vis­to­ria no dia 19 de ja­nei­ro pa­ra re­gu­la­ri­zar a si­tu­a­ção. Ele dis­se ain­da

que só sou­be no dia 15 de ja­nei­ro do va­lor que se­ria co­bra­do do seu IPTU e que es­ta­va sur­pre­so com a ta­xa de li­xo que veio a cus­to ze­ro.

AUDITORIA IN­TER­NA A Con­tro­la­do­ria-Ge­ral do mu­ni­cí­pio e a Cor­re­ge­do­ria da Pre­fei­tu­ra re­a­li­zam in­ves­ti­ga­ção em con­jun­to pa­ra apu­rar a res­pon­sa­bi­li­da­de das dis­tor­ções na cobrança do IPTU e da ta­xa de li­xo no con­do­mí­nio do pre­fei­to Mar­ce­lo Be­li­na­ti e de fa­mi­li­a­res de­le e ou­tros pos­sí­veis er­ros téc­ni­cos e di­gi­ta­ção no lan­ça­men­to da Plan­ta de Va­lo­res. Os pro­ces­sos fo­ram ins­tau­ra­dos no dia 8 de fe­ve­rei­ro, dois di­as após aber­tu­ra da in­ves­ti­ga­ção do MP.

De acor­do com o cor­re­ge­dor-ge­ral Ale­xan­dre Tran­nin, são dois pro­ce­di­men­tos: uma auditoria em ca­rá­ter ex­cep­ci­o­nal e uma sin­di­cân­cia. “Não te­mos na nos­sa li­nha de tra­ba­lho ad­mi­nis­tra­ti­vo a Plan­ta de Va­lo­res, por is­so a auditoria se­rá ex­cep­ci­o­nal, pa­ra en­ten­der co­mo fo­ram os lan­ça­men­tos dos va­lo­res”. An­tes de apu­rar su­pos­ta res­pon­sa­bi­li­da­de de al­gum ser­vi­dor ou pos­sí­veis er­ros téc­ni­cos, os ór­gãos in­ter­nos irão en­ten­der co­mo fun­ci­o­na­va o pro­ce­di­men­to que vi­a­bi­li­zou o lan­ça­men­to das zo­nas ho­mo­gê­ne­as da PGV.

“Qual­quer con­clu­são é mui­to pre­co­ce, pri­mei­ro te­mos que en­ten­der o ri­to do tra­ba­lho”.

Não há pra­zo pa­ra con­clu­são da auditoria in­ter­na nem da sin­di­cân­cia aber­ta. “Se­rão fei­tas di­li­gen­ci­as pré­vi­as pa­ra le­van­tar in­for­ma­ções, co­lher do­cu­men­tos e ou­vir pes­so­as pa­ra po­der iden­ti­fi­car pos­sí­veis er­ros nos tra­ba­lhos”, con­cluiu Tran­nin.

O pre­fei­to es­tá con­ver­san­do com ve­re­a­do­res e en­ti­da­des pa­ra cor­ri­gir si­tu­a­ções de mui­tos anos” Se­rá pre­ci­so que to­dos os de­ve­res se­jam cum­pri­dos com efei­tos sig­ni­fi­ca­ti­vos à so­ci­e­da­de”

Mar­cos Za­nut­to/09-02-2018

Be­li­na­ti re­a­fir­mou que re­vi­são da plan­ta é opor­tu­ni­da­de úni­ca pa­ra fa­zer cor­re­ções im­por­tan­tes de mo­do a sa­ne­ar fi­nan­ças da pre­fei­tu­ra

Mar­cos Za­nu­too/08-02-2018

O pro­mo­tor Li­ma Cas­tro: “Qu­e­re­mos pro­te­ger o in­te­res­se da so­ci­e­da­de e au­men­tar o pro­ces­so de trans­pa­rên­cia e fis­ca­li­za­ção dos atos dos agen­tes pú­bli­cos”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.