PSD en­tra com man­da­do de se­gu­ran­ça pa­ra re­vo­gar lei que mu­dou PGV

Folha de Londrina - - Política - Gui­lher­me Mar­co­ni Re­por­ta­gem Lo­cal

O PSD (Par­ti­do So­ci­al De­mo­crá­ti­co) en­trou com man­da­do de se­gu­ran­ça, em ca­rá­ter li­mi­nar, pe­din­do a re­vo­ga­ção da lei 12.575/2017 que atu­a­li­zou a PGV (Plan­ta Ge­né­ri­ca de Va­lo­res) que ser­viu pa­ra ba­se de cál­cu­lo do IPTU (Im­pos­to Pre­di­al e Ter­ri­to­ri­al Ur­ba­no) lan­ça­do em 2018 aos con­tri­buin­tes de Lon­dri­na.

A ação, em ca­rá­ter li­mi­nar, ci­ta o pre­si­den­te da Câ­ma­ra, Ail­ton Nan­tes (PP), e o pre­fei­to de Lon­dri­na, Mar­ce­lo Be­li­na­ti (PP). De acor­do com o pre­si­den­te da le­gen­da, Cris­ti­a­no Sch­nei­der (ex-pre­si­den­te da Ser­com­tel em par­te da ges­tão do ex-pre­fei­to Ale­xan­dre Ki­re­eff ), a ação sus­ten­ta que o pro­je­to de lei não se­guiu os trâ­mi­tes le­gis­la­ti­vos cor­re­tos, co­mo pre­vê o re­gi­men­to in­ter­no da Ca­sa. “Fi­ze­mos um pen­te fi­no em to­do ri­to se­gui­do pe­la Câ­ma­ra. Não es­ta­mos ques­ti­o­nan­do o mé­ri­to co­mo os de­mais pro­ces­so que cor­rem na Jus­ti­ça”, ex­pli­cou.

O par­ti­do ques­ti­o­na que o pro­je­to que foi apro­va­do em for­ma de um Subs­ti­tu­ti­vo não pas­sou pe­las dis­cus­sões das Co­mis­sões Te­má­ti­cas e por au­di­ên­cia pú­bli­ca. “O pro­je­to sub­me­ti­do aos ve­re­a­do­res pa­ra vo­ta­ção não foi o Pro­je­to de Lei 191/17, que an­te­ri­or­men­te ha­via si­do ob­je­to de au­di­ên­cia pú­bli­ca e de pa­re­ce­res das co­mis­sões te­má­ti­cas, mas sim, o Subs­ti­tu­ti­vo Nº1 de au­to­ria do Exe­cu­ti­vo Mu­ni­ci­pal.”

A ação tam­bém ale­ga pre­juí­zos na tra­mi­ta­ção em ca­rá­ter de ur­gên­cia. O ‘no­vo IPTU’ foi pro­to­co­la­do em agos­to e apro­va­do em se­gun­da dis­cus­são no dia 28 de se­tem­bro. “Res­ta cla­ro o atro­pe­lo das re­gras re­gi­men­tais de for­ma a im­pe­dir o exer­cí­cio do man­da­to par­la­men­tar em sua ple­ni­tu­de”, sus­ten­ta o PSD. O ma­gis­tra­do de­ve abrir pra­zo pa­ra a de­fe­sa dos ci­ta­dos até sex­ta-fei­ra.

OU­TRAS ME­DI­DAS

Ou­tras du­as ADI’s (Ação Di­re­ta de In­cons­ti­tu­ci­o­na­li­da­de) tra­mi­tam na Jus­ti­ça ten­tan­do re­vo­gar lei 12.575/2017 que re­vi­sou a plan­ta de va­lo­res. Há um pe­di­do ca­da pro­to­co­la­do pe­los de­pu­ta­dos es­ta­du­ais Ter­cí­lio Tu­ri­ni (PPS) e De­va­nil Re­gi­nal­do da Sil­va, o Co­bra Re­pór­ter (PSD). O MP (Mi­nis­té­rio Pú­bli­co) tam­bém en­vi­ou ofí­cio ao pro­cu­ra­dor-ge­ral de Jus­ti­ça do Pa­ra­ná, Ivo­nei Sfog­gia, com pe­di­do de pro­po­si­ção de ADI pa­ra re­vo­gar a mes­ma lei. Os pe­di­dos ques­ti­o­nam o mé­ri­to da ma­té­ria que fe­re prin­cí­pi­os cons­ti­tu­ci­o­nais, en­tre eles o prin­cí­pio do ‘não con­fis­co’, da ca­pa­ci­da­de con­tri­bu­ti­va e o prin­cí­pio da pu­bli­ci­da­de.

Ações in­di­vi­du­ais pro­to­co­la­das por con­tri­buin­tes tam­bém ques­ti­o­nam a fal­ta de pu­bli­ci­da­de da­da no pro­je­to, que pro­vo­cou au­men­to mé­dio de 66% no IPTU.

OU­TRO LA­DO

So­bre a ação do PSD, o Nú­cleo de Co­mu­ni­ca­ção da Pre­fei­tu­ra in­for­mou que a PGM (Pro­cu­ra­do­ria-Ge­ral do Mu­ni­cí­pio) não se ma­ni­fes­ta acer­ca das te­ses ju­rí­di­cas de pro­ces­sos ju­di­ci­as em cur­so. Os ve­re­a­do­res Ju­ni­or San­tos Ro­sa e Fe­li­pe Pro­chet são os re­pre­sen­tan­te da si­gla na Câ­ma­ra. A pre­fei­tu­ra tam­bém não se pro­nun­ci­ou so­bre as de­mais ações que cor­rem na Jus­ti­ça. A Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal in­for­mou que não foi no­ti­fi­ca­da ain­da pa­ra apre­sen­tar de­fe­sa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.