EUA ga­nham 100o ou­ro em Jo­gos de In­ver­no

Folha de Londrina - - Esporte - Agên­cia Es­ta­do

Pye­ongChang - Shaun Whi­te so­freu, mas con­fir­mou fa­vo­ri­tis­mo nes­ta quar­ta-fei­ra (14) pa­ra con­quis­tar a 100ª me­da­lha de ou­ro dos Es­ta­dos Uni­dos na da fi­nal da pro­va, na qual exi­biu lin­das e ou­sa­das ma­no­bras pa­ra im­pres­si­o­nar os juí­zes em Pye­ongChang, na Co­reia do Sul.

Com sua apre­sen­ta­ção co­mo úl­ti­mo com­pe­ti­dor a des­cer pa­ra o half­pi­pe, o nor­te-ame­ri­ca­no re­ce­beu a no­ta 97,75, su­pe­ran­do o ja­po­nês Ayu­mu Hi­ra­no, que li­de­ra­va a fi­nal com 95,25 pon­tos so­ma­dos em sua apre­sen­ta­ção na se­gun­da des­ci­da da pro­va. Ele, po­rém, aca­bou fi­can­do com a me­da­lha de pra­ta, en­quan­to o bron­ze foi ob­ti­do pe­lo aus­tra­li­a­no Scotty Ja­mes, com 92.

Es­te tam­bém foi o ter­cei­ro ou­ro olím­pi­co de Whi­te, que ha­via su­bi­do an­te­ri­or­men­te ao to­po do pó­dio nos Jo­gos de Tu­rim-2006, na Itá­lia, e Van­cou­ver-2010, no Ca­na­dá, nas du­as oca­siões jus­ta­men­te nes­ta pro­va do snow­bo­ard half­pi­pe.

E es­ta no­va me­da­lha dou­ra­da te­ve sa­bor es­pe­ci­al pe­lo fa­to de que há qua­tro anos o atle­ta ter­mi­nou em um de­cep­ci­o­nan­te quar­to lu­gar na Olim­pía­da de So­chi-2014 e por­que ele su­pe­rou o trau­ma de um for­te

his­tó­ria dos Jo­gos de In­ver­no. O atle­ta do snow­bo­ard half­pi­pe ga­ran­tiu a vi­tó­ria ape­nas na úl­ti­ma des­ci­da

aci­den­te que so­freu du­ran­te um trei­no em ou­tu­bro do ano pas­sa­do, na No­va Ze­lân­dia, on­de te­ve um cor­te pro­fun­do na tes­ta. Na oca­sião, pre­ci­sou le­var 62 pon­tos e pas­sou por vá­ri­as ci­rur­gi­as de re­cons­tru­ção fa­ci­al.

HIS­TÓ­RI­CO

Ou­tro mo­men­to his­to­ri­ca­men­te im­por­tan­te vi­vi­do nes­ta quar­ta-fei­ra de dis­pu­tas em Pye­ongChang foi o pri­mei­ro gol mar­ca­do por um ti­me de hó­quei no ge­lo for­ma­do por sul-co­re­a­nas e nor­te-co­re­a­nas em to­dos os tem­pos na com­pe­ti­ção. Ran­di He­e­soo Grif­fin foi res­pon­sá­vel pe­lo fei­to na der­ro­ta por 4 a 1 pa­ra o Ja­pão.

Ape­sar do pla­car ad­ver­so, as atle­tas da se­le­ção uni­fi­ca­da es­que­ce­ram as di­fe­ren­ças his­tó­ri­cas en­tre os dois paí­ses e co­me­mo­ra­ram jun­tas o gol, pas­san­do uma men­sa­gem im­por­tan­te aos lí­de­res dos paí­ses que são an­ti­gos ini­mi­gos po­lí­ti­cos.

Bren­dan Smi­a­lows­ki/AFP

Mes­mo der­ro­ta­da pe­lo Ja­pão, equi­pe co­re­a­na uni­fi­ca­da de hó­quei no ge­lo pas­sou men­sa­gem de paz ao co­me­mo­rar seu pri­mei­ro gol na his­tó­ria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.