Mu­ti­rão do Se­brae aju­da MEIs com a de­cla­ra­ção anu­al

Folha de Londrina - - Economia & Negócios - Re­por­ta­gem Lo­cal

não tem es­se com­pro­mis­so, o que cau­sa des­con­for­to.

Até o fe­cha­men­to des­ta re­por­ta­gem o pre­si­den­te do Se­na­do não foi en­con­tra­do pa­ra co­men­tar o as­sun­to.

A MP al­te­rou 17 ar­ti­gos da re­for­ma tra­ba­lhis­ta, con­si­de­ra­dos mais po­lê­mi­cos. En­tre os par­la­men­ta­res, a fal­ta de con­sen­so se re­fle­te não só no im­pas­se pa­ra des­tra­var a tra­mi­ta­ção da ma­té­ria, mas tam­bém nas 967 emen­das ao tex­to apre­sen­ta­das à Co­mis­são - o nú­me­ro é re­cor­de.

De 26 de fe­ve­rei­ro a 2 de mar­ço, as sa­las do em­pre­en­de­dor de 92 mu­ni­cí­pi­os pa­ra­na­en­ses es­ta­rão de por­tas aber­tas pa­ra aten­der mi­cro­em­pre­en­de­do­res in­di­vi­du­ais com dú­vi­das so­bre o pre­en­chi­men­to da DASN (De­cla­ra­ção Anu­al ao Sim­ples Na­ci­o­nal), re­fe­ren­te ao exer­cí­cio fi­nan­cei­ro de 2017. A de­cla­ra­ção é gra­tui­ta e in­dis­pen­sá­vel pa­ra ga­ran­tir ao em­pre­en­de­dor a con­ti­nui­da­de dos be­ne­fí­ci­os pre­vis­tos em lei.

O mu­ti­rão con­ta­rá com aten­di­men­to es­pe­ci­al de con­sul­to­res pa­ra ti­rar dú­vi­das e ori­en­tar os mi­cro­em­pre­en­de­do­res que pre­ci­sam fi­car em dia com o fis­co até dia 31 de maio. Mas, é pre­ci­so fi­car aten­to por­que, es­te ano, a da­ta coin­ci­de com o fe­ri­a­do de Cor­pus Ch­ris­ti. Quem dei­xar pa­ra fa­zer o en­vio no úl­ti­mo dia não con­ta­rá com aten­di­men­to de fun­ci­o­ná­ri­os, já que não ha­ve­rá ex­pe­di­en­te. “Me­lhor é fa­zer a DASN com an­te­ce­dên­cia, ti­rar to­das as dú­vi­das e fi­car em dia com su­as obri­ga­ções, pa­ra não pre­ci­sar pa­gar mul­tas”, aler­ta Car­la Sel­va, con­sul­to­ra do Se­brae/PR.

A lis­ta de mu­ni­cí­pi­os par­ti­ci­pan­tes e a pro­gra­ma­ção com­ple­ta, com os ho­rá­ri­os de aten­di­men­to, es­ta­rá dis­po­ní­vel a par­tir de 16 de fe­ve­rei­ro, no por­tal www.se­bra­e­pr.com.br/Por­talSe­brae/se­bra­e­az/MEI. Tam­bém se­rá pos­sí­vel ob­ter in­for­ma­ções pe­lo 0800 570 0800.

Du­ran­te a se­ma­na de ori­en­ta­ção, os con­sul­to­res vão aju­dar o mi­cro­em­pre­en­de­dor in­di­vi­du­al a fa­zer a de­cla­ra­ção de for­ma cor­re­ta, se­guin­do cri­té­ri­os es­ti­pu­la­dos pe­la Re­cei­ta. “Mes­mo quem vai en­tre­gar o do­cu­men­to pe­la pri­mei­ra vez po­de­rá ti­rar to­das as dú­vi­das e ter a cer­te­za de que es­ta­rá pre­en­chen­do to­dos os da­dos cor­re­ta­men­te, evi­tan­do o re­tra­ba­lho e ga­nhan­do tem­po”, acres­cen­ta a con­sul­to­ra.

O mi­cro­em­pre­en­de­dor que bus­car aten­di­men­to de­ve ter em mãos os da­dos re­fe­ren­tes ao fa­tu­ra­men­to bru­to do ano an­te­ri­or, quan­to des­te va­lor foi ob­ti­do por meio de re­ven­da (co­mér­cio), ou ven­da (in­dús­tria) de pro­du­tos e se pos­sui em­pre­ga­do. O des­cum­pri­men­to no pra­zo de en­tre­ga da DASN im­pli­ca em pa­ga­men­to de ju­ros e mul­ta e po­de re­sul­tar em can­ce­la­men­to de be­ne­fí­ci­os co­mo co­ber­tu­ra pre­vi­den­ciá­ria, isen­ção de ta­xas pa­ra o re­gis­tro da em­pre­sa e aces­so a cré­di­to ban­cá­rio.

Shut­ters­tock

A in­ten­si­fi­ca­ção do uso do ar-con­di­ci­o­na­do con­tri­bui pa­ra o au­men­to da de­man­da pe­la ener­gia elé­tri­ca no pe­río­do

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.