Folha de Londrina

Hackers aproveitam desemprego para atingir mais vítimas

-

As campanhas maliciosas disseminad­as via WhatsApp se valem de engenharia social para se aproximar dos usuários. Aproveitam-se de assuntos que possam interessar amplamente os brasileiro­s naquele momento para que mais pessoas sejam atingidas pelo golpe. No início de fevereiro, por exemplo, o Kaspersky Lab descobriu uma campanha maliciosa que promete isenção do pagamento do IPVA em um suposto projeto social do governo federal.

O DFNDR Lab identifico­u, em janeiro, pelo menos dois golpes digitais que prometem aos usuários a participaç­ão em processos seletivos de empresas. O laboratóri­o estima que, em apenas 24 horas, mais de um milhão de pessoas tenham sido atingidas pelo golpe que utiliza o nome da loja de chocolates Cacau Show e, em menos de 48 horas, mais de 650 mil pessoas tenham sido afetadas pelo golpe que se vale do nome dos Correios para enganar os usuários. Para o DFNDR Lab, os hackers estão se aproveitan­do da alta taxa de desemprego no País para se aproximar das suas vítimas em potencial.

No mês passado, o DFNDR Lab também divulgou um golpe – o primeiro descoberto em 2018 – que oferecia um cupom no valor de R$ 50 para consumo na rede de lanchonete­s Burger King. Mais de 350 mil pessoas haviam sido atingidas em apenas oito horas. No início de janeiro, o Kaspersky Lab alertou sobre uma campanha maliciosa que alcançou 1,5 milhão de pessoas e utilizava o nome do Walmart em uma falsa promoção que prometia R$ 40 mil em prêmios. Em novembro, outra ameaça prometia carteira de habilitaçã­o gratuita – o “CNH Social” - a pessoas que recebem menos de dois salários mínimos ou que estão desemprega­das há mais de um ano. O golpe atingiu mais de 270 mil pessoas em uma semana.

Para evitar cair nessas armadilhas, o DFNDR Lab recomenda sempre checar a veracidade das informaçõe­s antes de compartilh­álas com os seus contatos e utilizar soluções de segurança no celular. O laboratóri­o oferece ainda, em seu site (www.dfndrlab.com), um verificado­r de links que sinaliza se determinad­a página pode oferecer riscos.

(M.F.C.)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil