Hac­kers apro­vei­tam de­sem­pre­go pa­ra atin­gir mais ví­ti­mas

Folha de Londrina - - Economia & Negócios -

As cam­pa­nhas ma­li­ci­o­sas dis­se­mi­na­das via WhatsApp se va­lem de en­ge­nha­ria so­ci­al pa­ra se apro­xi­mar dos usuá­ri­os. Apro­vei­tam-se de as­sun­tos que pos­sam in­te­res­sar am­pla­men­te os bra­si­lei­ros na­que­le mo­men­to pa­ra que mais pes­so­as se­jam atin­gi­das pe­lo gol­pe. No iní­cio de fe­ve­rei­ro, por exem­plo, o Kas­persky Lab des­co­briu uma cam­pa­nha ma­li­ci­o­sa que pro­me­te isen­ção do pa­ga­men­to do IPVA em um su­pos­to pro­je­to so­ci­al do go­ver­no fe­de­ral.

O DFNDR Lab iden­ti­fi­cou, em ja­nei­ro, pe­lo me­nos dois gol­pes di­gi­tais que pro­me­tem aos usuá­ri­os a par­ti­ci­pa­ção em pro­ces­sos se­le­ti­vos de em­pre­sas. O la­bo­ra­tó­rio es­ti­ma que, em ape­nas 24 ho­ras, mais de um mi­lhão de pes­so­as te­nham si­do atin­gi­das pe­lo gol­pe que uti­li­za o no­me da lo­ja de cho­co­la­tes Ca­cau Show e, em me­nos de 48 ho­ras, mais de 650 mil pes­so­as te­nham si­do afe­ta­das pe­lo gol­pe que se va­le do no­me dos Cor­rei­os pa­ra en­ga­nar os usuá­ri­os. Pa­ra o DFNDR Lab, os hac­kers es­tão se apro­vei­tan­do da al­ta ta­xa de de­sem­pre­go no País pa­ra se apro­xi­mar das su­as ví­ti­mas em po­ten­ci­al.

No mês pas­sa­do, o DFNDR Lab tam­bém di­vul­gou um gol­pe – o pri­mei­ro des­co­ber­to em 2018 – que ofe­re­cia um cu­pom no va­lor de R$ 50 pa­ra con­su­mo na re­de de lan­cho­ne­tes Bur­ger King. Mais de 350 mil pes­so­as ha­vi­am si­do atin­gi­das em ape­nas oi­to ho­ras. No iní­cio de ja­nei­ro, o Kas­persky Lab aler­tou so­bre uma cam­pa­nha ma­li­ci­o­sa que al­can­çou 1,5 mi­lhão de pes­so­as e uti­li­za­va o no­me do Wal­mart em uma fal­sa pro­mo­ção que pro­me­tia R$ 40 mil em prê­mi­os. Em no­vem­bro, ou­tra ame­a­ça pro­me­tia car­tei­ra de ha­bi­li­ta­ção gra­tui­ta – o “CNH So­ci­al” - a pes­so­as que re­ce­bem me­nos de dois sa­lá­ri­os mí­ni­mos ou que es­tão de­sem­pre­ga­das há mais de um ano. O gol­pe atin­giu mais de 270 mil pes­so­as em uma se­ma­na.

Pa­ra evi­tar cair nes­sas ar­ma­di­lhas, o DFNDR Lab re­co­men­da sem­pre che­car a ve­ra­ci­da­de das in­for­ma­ções an­tes de com­par­ti­lhá­las com os seus con­ta­tos e uti­li­zar so­lu­ções de se­gu­ran­ça no ce­lu­lar. O la­bo­ra­tó­rio ofe­re­ce ain­da, em seu si­te (www.dfn­dr­lab.com), um ve­ri­fi­ca­dor de links que si­na­li­za se de­ter­mi­na­da pá­gi­na po­de ofe­re­cer ris­cos.

(M.F.C.)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.