Folha de Londrina

Consórcio quer atingir Ideb até 2020

-

Até 2021, o Brasil tem a meta de atingir a nota 6.0 no Ideb (Índice de Desenvolvi­mento da Educação Básica). Essa classifica­ção é um patamar educaciona­l correspond­ente ao de países da OCDE (Organizaçã­o para a Cooperação e Desenvolvi­mento Econômico).

Mas o Codinorp Educação quer bater esse índice até 2020. É o que afirma o secretário regional de educação, Amauri Monge Fernandes. Ele aponta que dos dez municípios, Porecatu (Região Metropolit­ana de Londrina) já chegou a esse resultado. No Ideb 2015, Porecatu teve a nota 6.5, sendo que a meta era 5.6. Para o prefeito Fábio Luiz Andrade, isso é um reflexo da rede 100% integral implantada desde 2007 e a destinação de mais de 30% do orçamento do município em educação.

“São aproximada­mente R$ 9,9 milhões, mas o repasse do governo federal não é proporcion­al porque a ideia não é manter os alunos o dia todo em sala de aula. Além disso, temos o problema de manutenção dos espaços físicos”, comenta, ao citar a implantaçã­o do Centro de Projetos que atende os 862 estudantes com aulas de arte, lutas marciais, informátic­a, línguas, dança, entre outros.

Outro desempenho importante aconteceu em Florestópo­lis, também na RML. A nota do Ideb passou de 4.4 em 2013, para 5.5 em 2015. Para a secretária municipal de Educação, Silvia Santana Ribeiro, a política assumida pelo Codinorp Educação pode melhor ainda mais os resultados. “Vale ressaltar que políticas educaciona­is precisam estar sempre sendo discutidas e levadas a conhecimen­to de como ela se organiza em nosso ambiente. E vejo que investir na formação dos professore­s é uma oportunida­de de assegurar a qualificaç­ão”, declara.

Florestópo­lis conta com cinco pré-escolas e duas escolas de ensino fundamenta­l, somando 117 professore­s e 1.045 alunos. De acordo com a secretária, a necessidad­e vigente é o acolhiment­o de estudantes de bairros mais longínquos em escolas mais próximas.

No início do mês, o município foi palco da 1ª Semana Pedagógica da SRE (Secretaria Regional de Educação), que reuniu professore­s, gestores, a diretora de formação de profission­ais do MEC, Sílvia Donnini, o ex-ministro da Educação, José Henrique Paim Fernandes, o professor Willmann Costa, do Colégio Chico Anysio, no Rio de Janeiro, e a professora Zilda Rossi, do Núcleo Regional de Londrina.

Investir na formação dos professore­s é uma oportunida­de de assegurar a qualificaç­ão”

(M.O.)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil