Folha de Londrina

Omissão sobre IPTU desmembrad­o pode custar R$ 130 mil a Belinati

Ao menos três Termos de Ajustament­o de Conduta estão sendo negociados entre o MP e a prefeitura para corrigir distorções na planta e na taxa de lixo

- Vitor Struck Especial para a FOLHA politica@folhadelon­drina.com.br

Oprefeito Marcelo Belinati (PP) poderá pagar multa de R$ 130 mil pela omissão sobre o não desmembram­ento dos lotes do condomínio onde mora. Além disso, ele se compromete­u também a rever itens que compõem a planilha de custos da taxa de lixo e a congelar em 0,6% até o final de sua gestão a alíquota que serve de base de cálculo do IPTU. O projeto original de reajuste da planta genérica de valores prevê progressão desta alíquota para até 1% em 2024.

Esses são alguns dos principais pontos contidos nos Termos de Ajustament­o de Conduta (TACs) que foram propostos a Belinati pelo Ministério Público na tarde da última quarta-feira (14).

Castro garantiu que os acordos não isentariam Belinati e demais agentes públicos de investigaç­ões sobre possíveis irregulari­dades no que diz respeito ao projeto do IPTU.

“O prefeito está na condição de investigad­o exclusivam­ente quanto a esta questão de omissão. Se a omissão é exatamente uma proposta de transação do MP em razão de ele ter um direito subjetivo a esta condição, certamente ele não continuará sendo investigad­o, mas quaisquer outros fatos que o liguem direta ou indiretame­nte, ele será objeto de uma nova investigaç­ão” afirmou o promotor. Veja abaixo o que dizem os TACs.

O promotor Renato de Lima Castro, coordenado­r do Grupo de Combate à Improbidad­e Administra­tiva (Gepatria), convocou uma entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (15) para explicar os detalhes dos TACs. Segundo ele, os três termos formam um conjunto de exigências mínimas feitas ao prefeito.

 ?? Ricardo Chicarelli ?? Segundo promotor Renato de Lima Castro, prefeito deixará a condição de investigad­o por improbidad­e administra­tiva se acolher o TAC que lhe impõe multa por omissão
Ricardo Chicarelli Segundo promotor Renato de Lima Castro, prefeito deixará a condição de investigad­o por improbidad­e administra­tiva se acolher o TAC que lhe impõe multa por omissão
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil