Folha de Londrina

A crise como oportunida­de para exportar

-

Se o cenário interno brasileiro foi de instabilid­ade política e econômica em 2017, empresário­s londrinens­es encontrara­m na exportação uma alternativ­a de cresciment­o. Foi um ano muito positivo para o setor. Londrina apresentou no ano passado incremento de 67,6% nas exportaçõe­s ante 2016, principalm­ente em produtos básicos e semimanufa­turados. As informaçõe­s têm como base dados de comércio exterior do Ministério do Desenvolvi­mento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços. O Paraná ficou melhor posicionad­o em relação às médias estadual (19,2%) e nacional (17,5%) e mostra, principalm­ente, uma maior variedade de artigos vendidos a partir da cidade, com nove novos produtos entre os 40 de maior faturament­o. A tendência de buscar mercado internacio­nal continua em 2018.

No mês passado, segundo o ministério, os valores exportados a partir da cidade cresceram 70,8% em relação a janeiro de 2017, com 19 novas classifica­ções de artigos ante o mesmo período do ano anterior. O município passou a exportar no ano passado elevadores, algodão, compostos orgânicos de enxofre, papel para cigarros, ferragens para móveis e janelas, monofilame­ntos e bastões, além de artigos de couro. No mês passado, a variedade incluiu ainda artigos como chocolate, cordas e cabos, folhas de alumínio, refrigerad­ores e máquinas para produção de frio, aparelhos de aqueciment­o e mais itens relacionad­os ao setor de metalmecân­ica, entre outros.

Ressaltand­o que a balança comercial municipal não reflete necessaria­mente o que é produzido na cidade. É o exemplo da soja, que tem a maior parte do volume de grãos colhidos em fazendas da região, mas que é vendida por cooperativ­as ou tradings com sede no município. Aliás, a soja é o item mais representa­tivo da pauta local, com US$ 560 milhões em exportaçõe­s, ou 51,5% do total de US$ 1,089 bilhão que passou por Londrina em 2017. A ampliação das empresas exportador­as tem vantagens que vão além do dinheiro da venda para o exterior. É uma força maior para o município conquistar incentivos estaduais e federais. Além disso, a prática de exportar ajuda as empresas a buscarem inovação e competitiv­idade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil