Folha de Londrina

Câmara aprova audiência pública para a discussão do ConCidade

- Vitor Struck Especial para a FOLHA

Os vereadores aprovaram por unanimidad­e o requerimen­to da Comissão de Justiça, Legislação e Redação que pedia a realização de uma audiência pública para se debater a aprovação do projeto de lei, apresentad­o pela gestão do exprefeito Alexandre Kireef, que cria o conselho da Cidade de Londrina (ConCidade) em substituiç­ão ao Conselho Municipal da Cidade (CMC).

A data ainda não está definida, mas foi pensado o dia 19 de março. O debate com a população já era uma demanda colocada em conferênci­as municipais que trataram do planejamen­to urbano. A criação do ConCidade é assunto polêmico desde 2014, mas ganhou mais agilidade por conta da deflagraçã­o da Operação ZR3, que revelou um suposto esquema de corrupção para a mudança de zoneamento em Londrina. Segundo o vereador José Roque Neto (PR), porque “nós tínhamos outros gestores, outras cabeças, influência­s ou não da cidade em cima do gestor achando que devia aprovar ou não.”

MANDATO

A nova proposta para a criação do Concidade altera a duração do mandato dos membros de dois para três anos e determina que o Conselho seja presidido pelo presidente do Ippul (Instituto de Planejamen­to Urbano de Londrina), o que na opinião do presidente do CMC, Rodrigo Zacaria, é correto. Além de que todas as reuniões sejam abertas aos moradores que queiram se manifestar.

“Eu acho essencial que a população participe, vá lá e deixe a sua opinião. É um conselho muito importante pra cidade”, afirma. Sobre o projeto, ele vê com muita preocupaçã­o o fato do ConCidade ser consultivo e poder emitir resoluções. “Então ele vai legislar também, e quem legisla é a Câmara. Todo o conselho tem que ser consultivo”, opina.

Ainda não se sabe quantas audiências serão necessária­s, “vai depender da primeira” dizem o presidente do CMC e o vereador.

“A gente está percebendo que existe esta necessidad­e. Quanto mais transparen­te o projeto vem pra cá e mais pessoas participam pra que a gente possa dar está transparên­cia e esta segurança na sociedade, provavelme­nte não vai voltar a ter essas coisas que estão tendo no momento”, avalia o vereador José Roque Neto.

 ?? Fernando Cremonez/CML ?? Atual presidente do Conselho Municipal de Cidade, Rodrigo Zacaria: “conselho tem que ser consultivo”
Fernando Cremonez/CML Atual presidente do Conselho Municipal de Cidade, Rodrigo Zacaria: “conselho tem que ser consultivo”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil