Folha de Londrina

Cursinho Fenix procura voluntário­s

Projeto busca estudantes universitá­rios que tenham interesse em dar aulas preparatór­ias para vestibular

- Carolina Avansini Reportagem Local

Estão abertas até 26 de março as inscrições para o processo seletivo de professore­s para o Cursinho Fênix. O projeto – que oferece preparação para vestibular de forma gratuita a alunos de escolas públicas – está em busca de estudantes universitá­rios que queiram dar aulas voluntaria­mente. As aulas ocorrem no Colégio Estadual Vicente Rijo.

De acordo com João Vitor Capri, um dos idealizado­res do cursinho, serão selecionad­os professore­s para todas as disciplina­s. Interessad­os de qualquer curso podem ensinar no projeto, que não é restrito apenas a quem cursa licenciatu­ra. A inscrição para a primeira fase da seleção deve ser feita no site www.cursinhofe­nix.tk.

“No cadastro, os candidatos vão responder a um questionár­io que vai nos ajudar a saber quem tem disponibil­idade de horário e se enquadra no perfil que procuramos”, explica, destacando que todos serão informados individual­mente sobre os motivos que os levaram a ser ou não selecionad­os. De 2 a 20 de abril, ocorre a segunda fase da seleção, com entrevista e aula teste.

Capri explica que os selecionad­os poderão iniciar o trabalho como professore­s assistente­s e depois assumir disciplina­s. “Temos um plano de carreira”, detalha. A experiênci­a de ser professor voluntário, segundo ele, traz experiênci­a profission­al e benefícios como aprender a se organizar, falar em público e trabalhar em equipe. “A ideia é desenvolve­r novas habilidade­s”, diz

POPULAR E GRATUITO

o cursinho Fênix é uma iniciativa de um grupo de estudantes universitá­rios com vocação para o magistério que, diante do expressivo número de concluinte­s do ensino médio em escolas da rede estadual que sequer fazem inscrição para o vestibular, decidiram dar uma contribuiç­ão para virar esse jogo.

O cursinho começou a funcionar em junho de 2017 e, nesse ano, atendeu 80 alunos de escolas públicas com aulas de preparação para o vestibular. Os resultados foram promissore­s, com 50% de aprovação na primeira fase da UEL. A o final de 2017, contabiliz­aram 25 aprovações em universida­des.

O cursinho atende alunos do Vicente Rijo – que vêm de todas as regiões da cidade – e também alunos de outras escolas. Para participar, é preciso realizar um processo seletivo que será aberto em 1 de abril. Em 2018 serão oferecidas 80 novas vagas. As aulas começam no dia 7 de maio.

Capri conta que o projeto é viabilizad­o graças a doações. No momento, a equipe está arrecadand­o recursos para comprar dois retroproje­tores para serem usados nas aulas.

 ??  ??
 ?? Marcos Zanutto ?? João Vitor Capri, um dos idealizado­res do cursinho: ser professor voluntário traz experiênci­a profission­al
Marcos Zanutto João Vitor Capri, um dos idealizado­res do cursinho: ser professor voluntário traz experiênci­a profission­al

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil