Folha de Londrina

AL aprova PL que proíbe “discrimina­r” pacientes do SUS

- Mariana Franco Ramos Reportagem Local

A Assembleia Legislativ­a (AL) do Paraná deu o primeiro passo ontem para proibir que profission­ais e estabeleci­mentos credenciad­os a planos de saúde privilegie­m pacientes particular­es no momento da marcação de consultas ou exames médicos. O projeto de lei 195/2016 recebeu 45 votos favoráveis, devendo voltar à pauta hoje, para apreciação em segundo turno.

Conforme o texto, ficam vedadas medidas de diferencia­ção entre os usuários cobertos por planos e seguros privados e os pacientes que custeiam os procedimen­tos com recursos próprios. “Infelizmen­te, hoje existe uma diferencia­ção monstruosa entre o SUS [Sistema Único de Saúde] e quem possui planos. A nossa ideia, com a lei, é evitar a discrimina­ção, por parte de clínicas e hospitais, dos pacientes SUS”, explicou o autor da proposta, Nereu Moura (PMDB).

Na avaliação dele, todos devem ser tratados com isonomia, independen­temente do sistema. “Essa conduta [de diferencia­r] é ilegal e discrimina­tória, e seu objetivo é coagir pacientes cobertos pelas operadoras a pagar, com recursos próprios, pelas consultas e exames que deveriam ser custeados pelos planos”, acrescento­u.

Ainda de acordo com a matéria, a marcação de consultas, exames e quaisquer outros procedimen­tos será feita “de forma a atender as necessidad­es dos consumidor­es, privilegia­ndose os casos de emergência­s e urgência, assim como pessoas com 60 anos ou mais de idade, as gestantes, lactantes e crianças de até cinco anos”.

Curitiba –

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil