Folha de Londrina

Rússia concorda com corredor humanitári­o

A decisão foi anunciada após o Conselho de Segurança da ONU determinar um cessar-fogo de 30 dias na Síria

- Das Agências Douma, Síria

- A Rússia anunciou nesta segundafei­ra (26) que vai estabelece­r um corredor humanitári­o e implementa­r uma trégua de cinco horas diárias em Ghouta Oriental, na Síria, a partir de terça-feira (27). A decisão foi anunciada após uma resolução do Conselho de Segurança da ONU (Organizaçõ­es das Nações Unidas) determinar um cessarfogo de 30 dias em todo o país. Na última semana, o Exército da Síria e seus aliados submeteram o enclave rebelde de Ghouta, próximo a Damasco, a um dos piores bombardeio­s em sete anos de conflito. Mais de 500 pessoas foram mortas.

Apesar da resolução, os ataques continuara­m ao redor da Síria desde o sábado (24). Segundo a ONU, ao menos 30 pessoas foram mortas nas últimas 48 horas.

Autoridade­s de saúde disseram no domingo (25) que diversas pessoas estão sofrendo com sintomas consistent­es com exposição a gás de cloro.

O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, disse que o presidente Vladimir Putin ordenou um cessarfogo diário em Ghouta das 9h às 14h todos os dias e a criação de um corredor humanitári­o para permitir que civis deixem o local.

Pouco antes do anúncio de Moscou, o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, disse que a resolução da ONU deveria ser aplicada “imediatame­nte para tornar possível prestar imediatame­nte ajuda e serviços humanitári­os”.”Ghouta Oriental, em particular, não pode esperar. Já é hora de acabar com este inferno na terra”, insistiu. As forças do regime de Bashar Al-Assad iniciaram em 18 de fevereiro uma intensa campanha aérea contra Ghouta Oriental.

A chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Federica Mogherini, também defendeu a aplicação imediata da trégua de 30 dias na Síria para permitir a entrega de ajuda humanitári­a e as retiradas médicas. “A resolução foi um primeiro passo necessário e promissor, mas deve ser imediatame­nte implementa­da”, disse.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil