Folha de Londrina

Onda de frio siberiano toma conta da Europa

- France Presse

Ao menos quatro pessoas morreram vítimas da onda de frio siberiano que atinge a Europa, perturba os sistemas de transporte de vários países e obriga muitas cidades a fecharem as escolas. A “Besta do Leste”, como é chamada pela imprensa inglesa, deixou Roma coberta de neve. É a primeira nevada na capital italiana em seis anos, alimentada por ventos gélidos provenient­es da Rússia, que fará as temperatur­as caírem para níveis incomuns em várias partes da Europa.

Em Roma, que viveu sua primeira nevada desde fevereiro de 2012, com até quatro centímetro­s de neve nas ruas, a prefeitura fechou as escolas e a companhia ferroviári­a abriu várias estações para abrigar os sem teto.

Duas pessoas morreram

Roma -

de frio na Polônia desde sábado (24), elevando para 48 o balanço de mortos por temperatur­as extremas, segundo o centro nacional de segurança.

Na França, onde as temperatur­as cairão a -10 graus Celsius e a sensação térmica será de -18º C nos próximos dias, foram abertos abrigos de emergência para as pessoas sem teto. Uma pessoa morreu. O serviço de meteorolog­ia britânico, o Met, advertiu no domingo que “esta semana parece que será a mais fria no Reino Unido em vários anos”. As nevadas vão se intensific­ar na terça-feira e quarta-feira.

Em Berlim, onde se estima que ao menos 3.000 pessoas vivem nas ruas, os abrigos tiveram uma ocupação de 95% na noite de domingo a segunda-feira. As previsões para as próximas noites são de até -20 graus, informou a rádio pública RBB.

 ?? Sakis Mitrolidis/AFP ?? Principais cidades europeias estão cobertas de neve e, pelo menos, quatro pessoas já morreram
Sakis Mitrolidis/AFP Principais cidades europeias estão cobertas de neve e, pelo menos, quatro pessoas já morreram

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil