Folha de Londrina

‘Com Amor,Van Gogh’ já pode ser visto em casa

- Vivian Masutti Folhapress

“Call the Midwife” (14 anos), que tem Vanessa Redgrave no elenco; as versões originais de “House of Cards” (16 anos) e “The Office” (16 anos); a primeira temporada da aclamada série policial “Top of the

Primeira animação feita totalmente com tintas a óleo, o filme “Com Amor, Van Gogh” estreia nesta quinta-feira (1º) na plataforma de vídeos sob demanda Netflix (netflix.com.br). Resultado do trabalho exaustivo de 125 profission­ais, que pintaram 65 mil quadros, além de terem usado como base o trabalho de atores reais, o filme conta a vida do pintor holandês Vincent van Gogh (1853-1890) e fala de sua morte controvers­a, aos 37 anos.

O enredo se passa um ano após o suposto suicídio do pintor (com um improvável tiro na barriga) e é conduzido por Armand Roulin (Douglas Booth), personagem real, filho do carteiro Joseph Roulin (Chris O”Dowd), amigo de Van Gogh quando ele morou em Arles, no sul da França.

O jovem recebe do pai a incumbênci­a de entregar uma última carta escrita por Van Gogh ao irmão, Theo, e acaba se encontrand­o com pessoas que conviveram com o pintor em seus últimos dias. Os relatos põem em xeque a versão mais aceita para a morte do artista até então e detalham a conturbada relação do artista com seu médico, Paul Gachet ( Jerome Flynn).

Entre uma conversa e outra, cenas fazem referência­s a obras famosas do pintor, como “Nos Portões da Eternidade” (1882), “Quarto em Arles” (1888) e “O Café à Noite” (1888). A produção é indicada ao Oscar de animação.

 ??  ?? ‘Com amor, Van Gogh’: animação que concorre ao Oscar já poderá ser vista no Netflix a partir de quinta-feira (1)
‘Com amor, Van Gogh’: animação que concorre ao Oscar já poderá ser vista no Netflix a partir de quinta-feira (1)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil