Folha de Londrina

Curso paraestran­geiros

- Reportagem Local

Curitiba -

A Secretaria de Estado da Educação oferta os cursos de PFOL (Português para Falantes de Outras Línguas) e Libras (Língua Brasileira de Sinais) para ouvintes. Os cursos são ofertados gratuitame­nte em escolas da rede estadual em diferentes regiões do Estado. Os estrangeir­os que querem falar melhor a língua portuguesa podem se matricular a qualquer momento, mediante a apresentaç­ão de fotocópia de visto no passaporte ou do documento de identidade de estrangeir­o. “Essa novidade possibilit­a que estudantes ou imigrantes de países que não têm o português como língua materna aprendam a nossa língua e ampliem suas possibilid­ades de emprego, turismo e cultura”, explica a secretária da Educação, Ana Seres.

O curso de PFOL é ofertado em 14 escolas nos municípios de Curitiba, Arapongas, Cascavel, Londrina, Cambé, Jaguapitã, Rolândia e Nova Laranjeira­s. A oferta do curso faz parte do Plano Estadual de Políticas Públicas para Promoção e Defesa dos Direitos de Refugiado, Migrantes e Apátridas do Paraná do governo estadual.

Já o curso de Libras será ofertado em 18 escolas estaduais em 16 municípios. É destinado a estudantes professore­s e funcionári­os e demais interessad­os que sejam ouvintes. A oferta tem como objetivo difundir a Língua Brasileira de Sinais para ouvintes, melhorar a comunicaçã­o e integração no ambiente escolar, em especial com o estudante surdo, e também com toda a comunidade surda.

Tanto o curso Português para Falantes de Outras Línguas como de Libras têm duração de um ano, com carga horária de 160 horas-aula.

OUTRAS OPÇÕES

A rede estadual de ensino ainda oferta os cursos de Língua Estrangeir­a Moderna 1, 2 e 3: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês, mandarim, polonês e ucraniano. Esses cursos têm duração de um ano cada e carga horária de 160 horas-aula. As aulas acontecem duas vezes por semana com duração de 50 minutos cada. Podem ser nos turnos manhã, intermediá­rio manhã, tarde, intermediá­rio tarde e noite, de acordo com o estabeleci­mento de ensino.

Os estudantes do Centro de Línguas Estrangeir­as Modernas que apresentar­em frequência mínima de 75% e média igual ou superior a 6,0 receberão um certificad­o pelo ano de atividades concluídas, contendo as especifica­ções do curso, registros de avaliação, carga horária e frequência.

A lista completa de escolas com oferta dos cursos de Línguas Estrangeir­as Modernas está disponível site da Secretaria da Educação - http:// www.lem.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo. php?conteudo=345

“Essa novidade possibilit­a que imigrantes aprendam a nossa língua e ampliem suas possibilid­ades”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil