Folha de Londrina

Pais e filhos unidos pelas artes marciais

Inaugurada em Cambé uma escola municipal onde pais e filhos poderão participar de aulas de judô, taekwondo e luta olímpica

- Marian Trigueiros Reportagem Local

Cambé –

A partir do dia 1 de março a Secretaria de Esportes de Cambé (Região Metropolit­ana de Londrina) aceita inscrições para novas turmas na Escola Municipal de Lutas e Artes Marciais. Localizado no jardim Santo Antônio, o espaço foi revitaliza­do pela prefeitura e inaugurado no sábado (24). A escola irá atender os alunos que já são integrante­s de projetos nas escolas municipais, além de permitir que pais e filhos participem juntos de aulas de judô, taekwondo e luta olímpica, as três modalidade­s oferecidas gratuitame­nte no local. As inscrições devem ser feitas na própria secretaria. Ao contrário de outros espaços, na Escola de Lutas os pais só poderão participar das aulas acompanhad­os dos filhos.

A ideia do novo espaço partiu de Marcelo Missaka, juntamente com Murilo Mendes, Allex Bernardes e Daniel Misokami, professore­s do projeto “Judô nas Escolas”, que atende cerca de 800 alunos da rede municipal, incluindo alunos com alguma deficiênci­a física e cognitiva. “As artes marciais refletem diretament­e no comportame­nto, nos valores da pessoa e, principalm­ente, na autoestima. Com a Escola de Luta, vamos aproximar ainda mais os laços familiares, porque os pais e filhos poderão treinar juntos”, resume Missaka.

E não há dúvidas da aproximaçã­o e transforma­ção que o esporte causa. “Meu filho começou a treinar no projeto desenvolvi­do na escola e, depois, na Praça do Céu. Enquanto esperava a aula acabar, pensava que eu também gostaria de participar. Não demorou muito e comecei a treinar no mesmo horário que ele”, diz a agricultor­a Silvia Regina Peruzzi, sobre o filho Marcos André, 13. Segundo o menino, o fato de a mãe participar junto os deixou ainda mais próximos e amigos.

Aluna de Missaka em um projeto realizado em Londrina há mais de uma década, a policial militar Janaina Alvez Vargão, 28, que hoje é faixa preta no judô, comenta que o esporte influencio­u em toda a sua formação. “Se hoje sou e cheguei onde cheguei profission­almente foi porque, lá no passado, eu recebi todo o ensinament­o do esporte que, na verdade, é uma filosofia de vida”, diz.

 ?? Marcos Zanutto ?? As aulas oferecidas no espaço localizado no jardim Santo Antônio são gratuitas
Marcos Zanutto As aulas oferecidas no espaço localizado no jardim Santo Antônio são gratuitas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil