Folha de Londrina

Londrina registra redução nos índices de violência

- Paulo Monteiro Grupo Folha

Londrina registrou uma redução expressiva nos índices de violência. Casos de roubos e homicídios diminuíram, enquanto o número de veículos recuperado­s aumentou, entre 2016 e 2017. O levantamen­to atualizado das ocorrência­s foi divulgado pelo setor de planejamen­to e análise criminal do 2º Comando Regional da Polícia Militar (PM) de Londrina. Ele abrange a 4ª CIPM (Companhia Independen­te), que atua na região norte e em bairros das zonas leste e oeste, e do 5° Batalhão, responsáve­l pelo patrulhame­nto das demais áreas da cidade.

De acordo com o levantamen­to da Polícia Militar, o número de recuperaçã­o de veículos (furtados ou roubados) aumentou em 64,8%. “Ou seja, de cada 10 veículos levados pelos bandidos, cerca de sete deles são recuperado­s pela Polícia Militar”, explica o aspirante a tenente Danilo Alexandre Mori Azolini, do planejamen­to e análise criminal do 2° Comando.

O roubo, ato de subtrair coisa móvel alheia mediante grave ameaça ou violência, também registrou queda. Segundo o 2° Comando, os casos de roubos caíram 9,9% entre 2016 e 2017. “Isso representa muito mais segurança à população, pois este crime possui um alto potencial ofensivo de violência. Já o furto, estatistic­amente, não sofreu uma grande alteração neste período”, admite o aspirante.

Os números oficiais apontam ainda para o cresciment­o nos registros de boletins de ocorrência­s. “Um dos pontos principais é a lavratura dos boletins de ocorrência­s de crimes ligados ao tráfico de drogas. De 2016 a 2017, foi registrado um cresciment­o de 61% nas áreas da 4ª Companhia Independen­te e do 5° Batalhão. Quase 300 a mais suspeitos detidos entre um ano e outro”, informa ele.

Ocorrência­s de infrações com menor potencial ofensivo também contabiliz­aram um avanço entre os dois últimos anos. Segundo Azolini, uma das caracterís­ticas desse tipo de ocorrência seria a agilidade no atendiment­o aos envolvidos. “A lavratura dos termos circunstan­ciados de menor potencial ofensivo, como infrações de porte de drogas para uso pessoal, ameaça, lesão corporal leve, registrou um aumentou de 165%”, comenta. “A resolução dessas infrações é muito maior. A própria Polícia Militar começa e finaliza a ocorrência, a tornando muito mais rápida e eficiente para as partes envolvidas. A PM vai ao local, constata o crime, encaminha a pessoa ao próprio cartório. Ela sai com a data da audiência marcada junto ao termo circunstan­ciado e direcionad­a ao Poder Judiciário”, detalha.

 ?? Paulo Monteiro/arquivo ?? Número de homicídios teve queda expressiva, segundo dados da 2o Comando Regional da PM
Paulo Monteiro/arquivo Número de homicídios teve queda expressiva, segundo dados da 2o Comando Regional da PM

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil