Folha de Londrina

Avião militar russo cai na Síria e deixa 39 mortos

- Folhapress

Um avião militar russo caiu em uma base aérea do país na Síria nesta terçafeira (6), matando as 39 pessoas a bordo, segundo o Ministério da Defesa russo. O avião Antonov An-26 levava 33 passageiro­s e 6 tripulante­s e caiu a 500 metros da pista. Segundo militares russos, houve um “erro técnico”. Inicialmen­te o governo russo informado que 32 pessoas tinham morrido.

A Rússia é aliada do ditador sírio, Bashar al-Assad, e tem uma base militar em Hmeymim, perto do Mar Mediterrân­eo, onde ocorreu o acidente.

A base não fica perto de locais de conflito atuais na guerra civil síria, mas houve bombardeio­s no local em dezembro. O Ministério da Defesa russo, porém, diz que a aeronave, de carga, não foi atingida por fogo inimigo, mas afirmou que o acidente será investigad­o.

Em dezembro de 2016, um avião levando uma orquestra militar russa à Síria caiu no Mar Negro, matando as 92 pessoas a bordo.

Houve outras mortes de forças russas na Síria, como em um incidente em fevereiro, quando rebeldes derrubaram um avião militar russo e mataram o piloto, que tinha se ejetado. Em outro incidente, cerca de 300 funcionári­os de uma empresa militar privada russa se feriram ou foram mortos em um ataque.

São Paulo -

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil