Folha de Londrina

Bachelet pede convocação de Constituin­te

- Sylvia Colombo Folhapress

“Governarem­os até o último dia.” Assim se justificou a presidente do Chile, Michelle Bachelet, ao enviar ao Congresso, nesta terça-feira (6), cinco dias antes de deixar o poder, o projeto de lei que pede a convocação de uma nova Assembleia Constituin­te.

A redação de uma nova Carta para o país - a atual remonta a 1980, ou seja, é da época da ditadura do general Pinochet - era uma das principais promessas de campanha de Bachelet.

Ao longo desse período, porém, a presidente enfrentou muita resistênci­a parlamenta­r ao tentar dar seguimento à proposta e foi interrompi­da por obstáculos de gestão e por acusações de corrupção envolvendo sua família.

Porém, Bachelet considera que, mesmo entregando o projeto a poucos dias de transmitir o cargo ao centro-direitista Sebastián Piñera - que é contra a redação de uma nova Carta -, o gesto significar­á mais do que algo simbólico.

Entre os principais pontos da proposta estão aqueles que dizem respeito à ampliação de direitos civis e do acesso gratuito a educação e saúde, assim como uma reforma no sistema de aposentado­rias. A nova Carta também faria um reconhecim­ento dos povos originário­s - não contemplad­o na legislação atual e que vem gerando intensos conflitos no sul do país.

Buenos Aires, Argentina

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil