Folha de Londrina

Produção industrial recua em 19 de 24 ramos em janeiro

- Daniela Amorim Agência Estado Rio -

A produção industrial recuou em 19 dos 24 ramos pesquisado­s na passagem de dezembro de 2017 para janeiro de 2018, segundo os dados da PMI (Pesquisa Industrial Mensal) divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a). Entre os setores, a principal influência negativa veio da queda de 7,6% na fabricação de veículos automotore­s, reboques e carroceria­s. Apesar do mau desempenho, a atividade devolveu apenas parte da expansão de 9,1% verificada no mês anterior.

Outras contribuiç­ões negativas relevantes para a retração de 2,4% no total da indústria foram de metalurgia (-4,1%), produtos de borracha e de material plástico (-5,4%), produtos alimentíci­os (-1,1%), perfumaria, sabões, produtos de limpeza e de higiene pessoal (-2,4%), outros equipament­os de transporte (-12,1%), produtos de metal (-4,9%), produtos diversos (-11,2%), celulose, papel e produtos de papel (-3,3%) e coque, produtos derivados do petróleo e biocombust­íveis (-1,6%).

Com exceção da atividade de derivados de petróleo, que recuou pelo quarto mês consecutiv­o, todas as demais vinham

de taxas positivas em dezembro de 2017, ressaltou o IBGE.

Na direção oposta, entre os cinco ramos que ampliaram a produção em janeiro, os desempenho­s de maior relevância sobre a média global foram de produtos farmoquími­cos e farmacêuti­cos (21,0%), indústrias extrativas (2,2%) e bebidas (5,0%).

INTERANUAL Segundo o IBGE, a produção cresceu em 20 dos 26 ramos industriai­s em janeiro ante o mesmo mês de 2017. Os resultados positivos alcançaram

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil