Folha de Londrina

‘Há um cenár negativo da polí

-

O professor de filosofia política da UEL (Universida­de Estadual de Londrina), Elve Cenci, apontou diversos fatores que podem ter contribuíd­o para o atual desinteres­se de jovens e adolescent­es na política. Segundo o docente, a desmoraliz­ação da política por meio de exposições desnecessá­rias a transforma­ndo num “caso de polícia” é um dos principais problemas.

“A política está sendo passada a limpo e não é por meio do debate político, mas por um jornalismo policial, principalm­ente a partir da [Operação] Lava Jato. Há um cenário negativo da política, não dá para afirmar que tenha realmente piorado, mas o fato é que ela vem sendo dissecada nos últimos tempos”, frisou Cenci. “Como alguém pode ser estimulado a participar de um processo que é contaminad­o? Hoje é um assunto muito mais de polícia que de política, isso tira aquela ideia de espaço de efetivação de sonhos e projetos de como melhorar a sociedade.”

Os partidos políticos e a atual estrutura do sistema no Brasil também são desestimul­antes aos alunos entrevista­dos. A falta de comprometi­mento ideológico e de renovação dentro desses partidos também são agravantes. “A participaç­ão política do jovem se dava pelos partidos e eles têm apresentad­o cada vez mais problemas. Um deles é o esvaziamen­to ideológico, de conjunto de propostas, não dá para identifica­r na maioria deles um compromiss­o pragmático e uma coerência mínima”, apontou o docente. “(Lideranças dos partidos) hoje têm 70 anos; não há mais a participaç­ão (dos jovens); até exisvens

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil