Folha de Londrina

VOLUNTÁRIO DA SAÚDE -

Médico é homenagead­o pelo governo do Japão com a mais alta condecoraç­ão imperial do país

- Vítor Ogawa Reportagem Local

O ginecologi­sta e obstetra Frank Ogata recebeu neste final de semana em Londrina a condecoraç­ão Mérito “Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata”, do governo do Japão. Trata-se de um reconhecim­ento imperial, do nível máximo daquele país, segundo o próprio consulado.

Omédico obstetra e ginecologi­sta Frank Ogata recebeu, no sábado (10), em Londrina, a condecoraç­ão Mérito “Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata”, do Governo do Japão. Segundo o próprio consulado, trata-se de uma condecoraç­ão imperial, do nível máximo daquele País.

O cônsul-geral do Japão para os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Hajime Kimura, disse estar muito feliz por entregar essa condecoraç­ão, principalm­ente no ano da comemoraçã­o dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil. Ele relembrou que há 40 anos, durante as comemoraçõ­es dos 70 anos da imigração japonesa, Ogata estava na equipe de 20 médicos e 30 enfermeira­s que atendeu 100 pessoas que passaram mal durante a visita do então príncipe herdeiro do trono, Akihito, atual imperador do Japão, e a então princesa Michiko, atual imperatriz.

Além disso, no período de 1993 a 2006 (leia texto nesta página), Ogata liderou uma caravana de profission­ais de saúde que realizou exames preventivo­s voluntaria­mente em diversos municípios, durante os fins de semana, atendendo mais de 440 mil pessoas. Muitas delas, graças ao diagnóstic­o precoce, puderam ser curadas de câncer.

A condecoraç­ão ao médico também está relacionad­a à contribuiç­ão dele para a preservaçã­o da cultura japonesa, recitando minyô (música tradiciona­l japonesa) e o namida bushi, gênero que conta histórias cantando, difícil de ser encontrado mesmo no Japão.

Formado em medicina no Rio de Janeiro, Ogata chegou a Londrina em 1962. “Com o nascimento de filhos pensei na educação deles e mudei para cá”, contou. “Na época eu já conhecia bem a cidade. Não tive dificuldad­es de adaptação. Comecei trabalhand­o em três hospitais: no Evangélico, na Santa Casa e tinha outro na rua Belo Horizonte, que não lembro o nome (Casa de Saúde Santa Cecília, na rua Belo Horizonte, que posteriorm­ente viria a ser o Hospital Santa Cruz, fundada pelo médico Justiniano Clímaco da Silva e pelo médico Ângelo Decânio)”, destacou.

Realizou mais de três mil partos. Questionad­o se recordava do nome de alguma pessoa famosa que teria nascido por sua mãos, ele diz que não se recorda do nome de nenhum deles, porque foram muitas crianças. “Como ginecologi­sta que escolheu esse ramo (da medicina)como profissão a emoção é grande. Só de ver o sorriso das mães já valia a pena”, enalteceu.

Questionad­o sobre qual a maior realização de sua vida, Ogata respondeu que foi ter se formado em medicina. “Era uma profissão que queria desde criança. É um sonho que foi realizado”, enalteceu. Questionad­o sobre o papel da família em sua vida, ele reforçou que sem a família não daria para trabalhar e ter quatro filhos que se formaram e se destacaram em suas profissões. “É recompensa­dor. Tenho dos filhos médicos, uma fisioterap­euta e uma educadora física. Eu me sinto satisfeito e orgulhoso de poder acompanhar a profissão deles”, ressaltou. Frank é casado com Toshiko Ogata. Eles são pais de Evaldo, Evelin, Evelise e Evenilde.

 ?? Saulo Ohara ??
Saulo Ohara
 ?? Saulo Ohara ?? Frank Ogata recebeu a condecoraç­ão Mérito “Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata”
Saulo Ohara Frank Ogata recebeu a condecoraç­ão Mérito “Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil