Folha de Londrina

O preço da burocracia

-

Acomplexa tarefa de calcular e pagar impostos no Brasil custa muito caro para o País. É o preço da burocracia, esse excesso de procedimen­tos exigidos de uma empresa ou órgão público que nos colocou como piores no ranking das nações que mais gastam horas com pagamento de impostos.

De acordo com o Doing Business 2018, relatório do Banco Mundial que analisa as leis e regulament­ações que facilitam ou dificultam as atividades das empresas em cada economia, no Brasil são necessária­s 1.958 horas/ ano para cumprir as obrigações com o fisco. É muito mais que na Bolívia (1.025 h/ano) e Líbia (889h/ ano), países que também consomem muito tempo de força de trabalho para pagar os impostos. Outros países da América Latina estão bem melhor posicionad­os. É o caso do Chile (291), México (240) e Argentina (311).

Vale lembrar que o ato de pagar o imposto é apenas uma das etapas desse processo burocrátic­o. Antes disso, é preciso calcular o valor, analisar uma grande quantidade de normas e documentos. Procedimen­tos que levam muito tempo e impactam diretament­e na produtivid­ade. Levando em conta que o Brasil já avançou um pouco, mas não o suficiente para tirá-lo da posição do país que mais gasta com burocracia tributária no planeta. Em 2014, eram 2600 horas, caindo para 1.958.

A estrutura tributária brasileira é complexa com regras e incidência de mais de um tributo sobre uma base. Por exemplo, sobre valor adicionado incidem ICMS, IPI PIS/Pasep e Confins. Na tributação do lucro das empresas são dois impostos: Imposto de Renda e Contribuiç­ão Social sobre o Lucro Líquido. O sistema tributário inclui 63 tributos (federais, municipais e estaduais) e 97 obrigações acessórias. Reduzir essas horas é um dos objetivos que a Confederaç­ão Nacional das Indústrias traçou no Mapa da Indústria 2018-2022.

A meta da entidade, de diminuir para 1.300 horas/ano, poderá ser alcançada com a implantaçã­o de algumas mudanças, como a simplifica­ção das obrigações acessórias, reforma tributária e simplifica­ção da forma de apuração dos tributos.

A burocracia é um desperdíci­o de tempo e de pessoal, como mostra o relatório do Banco Mundial. E tudo isso resulta em baixa competitiv­idade e custo alto que acabam impactando nos preços dos produtos que chegam às casas dos brasileiro­s.

É um desperdíci­o de tempo e de pessoal, como mostra o relatório do Banco Mundial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil