Folha de Londrina

Janela partidária deve alterar bancada na Câmara de Deputados

- Guilherme Marconi Reportagem Local

Na Câmara de Deputados também foi dada largada na temporada oficial de troca de partidos. Pela Lei 13.165/2015, até o dia 7 de abril os parlamenta­res podem mudar de sigla sem risco de perder o mandato, que pertence à coligação partidária, e não ao político. Só em 2016 outra janela havia permitido que mais de 90 deputados mudassem de partido. Legendas como PT, PMDB e PSDB perderam deputados e PP, PR e DEM, entre outros, ganharam novos representa­ntes.

O entendimen­to atual é que as vagas preenchida­s em eleições proporcion­ais, ou seja, de deputados e vereadores, pertencem às legendas e não aos parlamenta­res. Por isso, foi preciso uma lei (Lei 13.165/15) prevendo essa janela para troca de partido no ano eleitoral.

Este período deve ser de intensa movimentaç­ão também na bancada paranaense. Antes mesmo da “janela”, o deputado Aliel Machado já havia deixado em fevereiro a Rede Solidaried­ade e migrado para o PSB. Como foi eleito originalme­nte pelo PC do B em 2014, o mandato já não pertencia à Rede da presidenci­ável Marina Silva. Dos 30 deputados paranaense­s outros três sinalizam troca de partido. O Podemos do senador Alvaro Dias convidou o deputado Alfredo Kaefer (PSL). Osmar Serraglio (PMDB) foi sondado para integrar o PP do ministro Ricardo Barros. Tanto o Podemos quanto o PP tentam também atrair Christiane Yared (PR) para a disputar o Senado pelas siglas.

BASE DE TEMER

O líder do governo na Câmara Federal, Aguinaldo Ribeiro (PP), afirma estar acompanhan­do a movimentaç­ão e não teme prejuízos à base do presidente Michel Temer (MDB). “Estou vendo que os partidos da base estão se saindo bem nesse movimento. Agora, é cedo para dizer, mas a nossa expectativ­a é que tenhamos na base um saldo positivo”, diz.

Desde o início da atual legislatur­a, em 2015, até fevereiro de 2018, a Câmara registrou 185 movimentaç­ões partidária­s, o que não necessaria­mente significa que foram 185 deputados a mudar de partido, já que o mesmo deputado pode ter mudado mais de uma vez. (com Agência Brasil)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil