Folha de Londrina

Atendiment­o médico voluntário

- ( V. O. )

O médico Frank Ogata conta que em 1973, o economista Miyoshi Egashira, uma das lideranças da colônica nipônica no Norte do Paraná, fazia estágio no Japão e viu o funcioname­nto do serviço de atendiment­o médico a idosos. Achou o serviço excelente e, na volta ao Brasil, resolveu junto com o doutor Guenichiro Matsuzaki, implantar o mesmo trabalho.

No início era apenas consulta e orientação em relação à saúde, higiene e alimentaçã­o. Em 1993, a convite da professora Shirato com colegas médicos, auxiliares, enfermeira­s, nutricioni­stas, fisioterap­eutas e laboratori­alistas, o atendiment­o foi iniciado. “Com o decorrer do tempo, a procura por esse serviço aumentou e tivemos que recorrer a colegas especialis­tas para exames ginecológi­cos, preventivo­s de câncer, e gradativam­ente fomos introduzin­do exames de laboratóri­o, eletrocard­iograma, endoscopia e ultrassono­grafia. O ônibus ficou equipado com todos esses aparelhos adquiridos com doação do governo japonês, por intermédio da Jica”, contou Frank Ogata. Em novembro de 2006 a Jica suspendeu o repasse de verbas para de despesa de combustíve­l e manu- tenção do micro-ônibus e o projeto acabou.

Entre os membros da equipe que fizeram parte desse atendiment­o aos idosos estão Luiz Carlos Miguita, Issamu Onishi , Aírson Akira Morimoto, Helena Morimoto, Ricardo Nakamura, Cacilda Nakamura, Laércio Uemura, Gilberto Sonoda, Sílvio Omori, Pedro Higuchi e Tomoe Ito. “Essa equipe fez o atendiment­o a idosos durante 13 anos. Agora que estou recebendo essa homenagem, gostaria de repassar essahonrar­iaaessegru­po que nos ajudou bastante. Meu muito obrigado”, declarou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil