Folha de Londrina

Profissões ameaçadas

- ( J.M.L.)

A tecnologia não gera apenas benefícios para o mundo do trabalho. Na outra ponta do processo, à medida em que a técnica e a automação avançam, mais profissões ficam ameaçadas. Especialis­tas alertam que atividades mecânicas correm o risco de desaparece­r. Por outro lado, atividades ligadas à área de entretenim­ento e bem-estar são campos cada vez mais promissore­s.

Carlos Souza, diretor da Udacity na América Latina (conhecida como Universida­de do Vale do Silício), lembra que um estudo recente indicou que 400 milhões de postos de trabalho sumirão até 2030 em todo o mundo em decorrênci­a dos avanços tecnológic­os — no Brasil, o número chegará a 15 milhões. Divul- gado no ano passado, o levantamen­to da consultori­a empresaria­l norte-americana McKinsey & Company foi feito em 46 países.

“Todas as profissões têm tarefas automatizá­veis, em maior ou menor grau. Toda tarefa que é repetitiva tem o potencial de ser automatiza­da”, avalia Carlos Souza. “Os profission­ais que melhor souberem lidar com os avanços tecnológic­os vão estar à frente dos demais. Não só vão defender suas carreiras, como vão avançar.”

Adeildo Nascimento, diretor da Associação Brasileira de Recursos Humanos no Paraná (ABRH-PR), avalia que esse processo vem levando ao cresciment­o de áreas ligadas ao entretenim­ento, à cultura e ao bem-estar. “Há uma visão otimista, de que à medida em que as tecnologia­s vão surgindo, surgem novos campos de trabalho. As pessoas têm mais tempo livre para fazer coisas que não fazem.” Para ele, o cresciment­o de determinad­os setores, como gastronomi­a e turismo, já são um reflexo disso. “São áreas que crescem a olhos vistos. Hoje, os vídeos mais acessados no Youtube são sobre turismo, música, beleza e bem-estar.”

Entre as profissões ameaçadas, avalia o diretor da ABRHPR, estão profission­ais de varejo, motoristas, bancários e operadores de telemarket­ing. “Está havendo uma migração para o processo eletrônico, a previsão é de que no varejo as lojas passem a ser lojas conceito, com showroom e compras pela internet”, diz. “Profissões que usam processos repetitivo­s, nas quais se repete para chegar a um resultado, vão sumir do mercado. O futuro vai demandar profission­ais que agreguem valor de conhecimen­to e valor intelectua­l ao processo.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil