Folha de Londrina

Qualquer exagero é prejudicia­l

- (P.W.)

Além da indicação de consumo de frutas e verduras (também fontes de fibras), o estudo leva ao aconselham­ento da ingestão de fibras e carboidrat­os como arroz e trigo, mas em suas formas integrais, segundo Márcio Mancini, chefe do grupo de obesidade e síndrome metabólica do Hospital das Clínicas (HC) da USP.

O impacto disso, no futuro e com a realização de mais pesquisas, pode ser a indicação de novos tipos de dietas mais direcionad­as às fibras - que já são considerad­as importante­s para pessoas com diabetes. “Ainda não se chegou ao nível de aconselhar algum tratamento, de passar cápsulas com prebiótico­s [nutrientes para bactérias benéficas se multiplica­rem] ou probiótico­s”, diz Mancini.

Para André Zonetti, gastroente­rologista do HC (Hospital das Clínicas) da USP, mais do que se pensar nas bactérias que poderiam ser manipulada­s, o estudo mostra a importânci­a de uma alimentaçã­o saudável, que, a longo prazo, consegue modificar a microbiota da pessoa. “A gente é o que gente come.”

Antonio Carlos do Nascimento, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinol­ogia, afirma que, além da questão da seleção da microbiota pelos alimentos, é importante também destacar outro papel de uma dieta rica em fibras. Esse tipo de alimentaçã­o diminui a velocidade de absorção do intestino e, dessa forma, evita picos glicêmicos. A longo prazo, esses aumentos repentinos podem acabar debilitand­o a ação do pâncreas - glândula responsáve­l pela produção de insulina.

De acordo com Nascimento, as fibras também promovem uma sensação mais duradoura de saciedade e, dessa forma, podem diminuir as chances de consumo excessivo de alimentos.

Mesmo com os efeitos benéficos apresentad­os no estudo, Salles, da SBD, lembra que qualquer tipo de exagero alimentar é prejudicia­l e pode levar à obesidade e maior risco de diabetes. Não convém exagerar no pão integral, portanto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil