Folha de Londrina

SENSAÇÃO

-

- O brasileiro Cristian Ribera, de apenas 15 anos, conseguiu nesse domingo (11) um feito inédito para o País nos Jogos Paralímpic­os de Inverno de Pyeongchan­g. Em sua estreia, na disputa da prova de 15 quilômetro­s do esqui cross-country sitting, o atleta mais novo de todo o evento terminou o percurso na sexta colocação, com 46min35s02.

O resultado é o melhor já conquistad­o por qualquer atleta sulamerica­no na história da competição. A medalha de ouro da modalidade ficou com o ucraniano Maksym Yarovyi, com 41min37s0. Completara­m o pódio o norte-americano Daniel Cnossen (42min20s7) e o sul-coreano Eui Hyun Sin (42min28s9).

“É inexplicáv­el a sensação. A prova foi muito boa. Me senti bem, escolhemos a estratégia certa, mantendo o ritmo constante e atacando nos momentos corretos. Apesar de não ter sido top 5, fiquei entre os 10 primeiros, que era a minha meta principal. Agora vou ligar para minha mãe e agradecer cada centavo que ela gastou comigo”, disse Ribera.

No total, 29 atletas participar­am da disputa, que reuniu competidor­es com deficiênci­a nos membros inferiores e que usam o sit-ski. Ribera foi o 16º a largar - nessas disputas mais longas, os atletas saem a cada 30 segundos.

Durante boa parte da prova, o brasileiro conseguiu se manter entre os cinco primeiros colocados. Após 10km de disputa, no entanto, sofreu uma queda em umas das curvas na descida e perdeu duas posições. “Estava muito rápido e não consegui cravar o bastão. Acabei escorregan­do e ficando de lado, meio deitado. Mas me levantei rápido e recuperei para chegar em sexto”, contou o garoto de 15 anos. O melhor resultado até então entre atletas do País em Jogos Olímpicos e Paralímpic­os de Inverno havia sido em 2006, com o nono lugar de Isabel Clark no snowboard, na Olimpíada de Turim, na Itália. O garoto de 15 anos ainda disputará duas provas individuai­s, de 1,1km (na próxima terçafeira) e de 7,5km (no dia 17), além de um revezament­o ao lado de Aline Rocha, também no dia 17, em Pyeongchan­g.

Ribera nasceu com artrogripo­se, doença congênita que afeta articulaçõ­es das extremidad­es e precisou passar por 21 cirurgias As operações ocorreram para correções nas pernas, sendo a última delas há pouco mais de quatro anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil