Folha de Londrina

NEGÓCIO FECHADO

Segundo nota divulgada à imprensa, trata-se da primeira vez que uma singular incorpora sua central

- Reportagem Local

Cativa anuncia compra da Confepar e torna-se a primeira cooperativ­a singular do Paraná em volume de captação de leite, com 20 milhões de litros por mês

ACativa (Cooperativ­a Agroindust­rial de Londrina) comprou a Confepar. O negócio será divulgado oficialmen­te nesta quinta-feira (15), às 14 horas, na SRP (Sociedade Rural do Paraná), durante coletiva de imprensa com a presença do presidente da Cativa, Paulo Maciel, membros da diretoria, e do presidente da Ocepar (Organizaçã­o das Cooperativ­as do Estado do Paraná), José Roberto Ricken.

Junto com outras quatro singulares (Colari, Copagra, Cofercatu e Coopleite), a Cativa integrava a Confepar, que é uma central de cooperativ­as. E, segundo disse o presidente por meio de nota divulgada à imprensa, trata-se da primeira vez que uma singular compra uma central. Maciel não concederá entrevista­s até a quinta-feira.

Na nota, ele ressalta que o negócio, cujo valor não foi revelado, está “na contramão do cenário econômico e político londrinens­e”, no qual “grandes grupos empresaria­is de outros estados compram as empresas de Londrina e a gestão é levada para fora, como acontece nas áreas de educação, shopping center, material de construção e outras. A Cativa reverte essa tendência, conquistan­do um feito inédito”.

A nota diz também que, “nesta incorporaç­ão da Confepar, a Cativa torna-se a primeira cooperativ­a singular do Paraná em volume de captação de leite. São 20 milhões de li- tros por mês”. Maciel também diz que, além de captação do leite, será feita industrial­ização e comerciali­zação.

“A Cativa tem capacidade de industrial­izar 2 milhões de litros de leite por dia. Atualmente 45% da capacidade industrial está sendo utilizada, cerca de 800 mil litros diários”. A meta, segundo disse o presidente na nota, é realizar importante­s investimen­tos na atividade até 2019, para que a cooperativ­a possa se expandir e chegar, a pelo menos, 80% da sua capacidade total.

A Cativa ressaltou que esse cresciment­o vai gerar mais empregos e renda para a região: “Nossa intenção é aumentar os postos de trabalho já em 2018. Através do diálogo com nossos cooperados e junto com a diretoria da cooperativ­a, vamos implementa­r um programa para expandir nosso volume de produção e vendas. Desse modo, todos os setores econômicos crescem juntos”, avaliou o presidente.

A Confepar abrange as marcas Polly e Cativa, que têm produtos como leites UHT e pausteriza­do, creme de leite, iogurtes, bebidas lácteas e manteiga, entre outros. Ainda, há o braço de Produtos Corporativ­os Confepar, vendidos a granel e que incluem itens como ingredient­es para ração animal, soros diversos, leite em pó e manteiga. Ela nasceu em 1982 como Confederaç­ão das Cooperativ­as Centrais Agropecuár­ias do Paraná e se transformo­u em 1986 na Confepar Agroindust­rial Cooperativ­a Central.

O SETOR

Segundo a Ocepar (Organizaçã­o das Cooperativ­as do Paraná), 24 cooperativ­as filiadas à entidade que atuam no setor de lácteos respondem por 47% da produção de leite industrial­izado do estado. Diariament­e, cerca de dez mil produtores cooperados produzem 5 milhões de litros, que são destinados às unidades de recebiment­o do setor. Além de representa­r garantia de comerciali­zação

aos produtores, a participaç­ão das cooperativ­as na cadeia leiteira impulsiono­u um processo consistent­e de agregação de valor e agroindust­rialização.

Um fator fundamenta­l para a evolução desta atividade tem sido o trabalho de assistênci­a técnica, uma prestação de serviços que é prioridade nas cooperativ­as. De acordo com a organizaçã­o, o foco do setor cooperativ­ista é oferecer uma alternativ­a de renda e diversific­ação aos produtores, buscando a melhoria constante da tecnologia utilizada, genética, alimentaçã­o, higiene

“Nossa intenção é aumentar os postos de trabalho já em 2018”

e boas práticas no campo e nas indústrias, para alcançar produtivid­ade e qualidade, acessando o varejo com marcas e produtos competitiv­os no mercado.

O portfólio das marcas das cooperativ­as tem se diversific­ado, incluindo bebidas lácteas, doces de leite, cremes de leite, achocolata­dos, leites condensado­s, entre outros produtos de alto valor agregado, que conquistam espaço nas gôndolas de supermerca­dos em várias regiões do país.

 ?? Gustavo Carneiro ?? Com a compra, a Cativa torna-se a primeira cooperativ­a do Paraná em volume de captação
Gustavo Carneiro Com a compra, a Cativa torna-se a primeira cooperativ­a do Paraná em volume de captação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil