Folha de Londrina

TRAGÉDIA -

Aeronave levava 71 pessoas entre passageiro­s e tripulante­s; testemunha­s disseram que o avião estava voando baixo e passando próximo das montanhas que cercam Katmandu

- Das agências

Avião de companhia bengalesa que levava 71 passageiro­s e tripulante­s caiu ontem no aeroporto de Katmandu, capital do Nepal, matando ao menos 50 pessoas. Exército não informou quantas vítimas foram resgatadas com vida nem o estado de saúde dos sobreviven­tes

São Paulo - Um avião da companhia bengalesa USBangla Airlines caiu nesta segunda-feira (12) quando se preparava para pousar no aeroporto de Katmandu, capital do Nepal, matando ao menos 50 pessoas. O número de vítimas foi confirmado pelo porta-voz do Exército, Gokul Bhandari, que afirmou que ainda há nove desapareci­dos. “As possibilid­ades de encontrar mais sobreviven­tes são pequenas pelo incêndio no avião”, disse.

Ele não especifico­u quantas pessoas foram resgatadas com vida, mas o avião Bombardier Dash 8 levava 71 pessoas a bordo, sendo quatro tripulante­s e 67 passageiro­s - 33 do Nepal, 32 de Bagladesh, um da China e um das Maldivas.

A aeronave tinha saído de Daca, capital de Bangladesh, com destino a Katmandu.

Não há informação sobre o estado de saúde dos feridos. Mais cedo, a agência de notícias Associated Press problema, ele disse que estava tudo bem.

Os controlado­res avisaram então que a aeronave estava alinhada de forma incorreta para o pouso, mas o piloto parou de responder. Na sequência, o avião atingiu a cerca do aeroporto, o que o fez bater no chão e pegar fogo, segundo Chettri.

“De repente o avião balançou de modo violento e ouvi uma grande explosão”, disse à imprensa local Basanta Bohora, um dos sobreviven­tes. “Eu estava sentado próximo a uma janela e consegui escapar quebrando o vidro.”

Testemunha­s disseram que o avião estava voando baixo e passando próximo das montanhas que cercam a cidade. Pouco depois, ouviram a explosão nas proximidad­es do aeroporto.

Em 2012, a queda de um avião no mesmo aeroporto de Katmandu deixou 19 mortos.

chegou a afirmar que eram 38 mortos, 23 feridos e dez desapareci­dos.

O diretor do aeroporto de Katmandu, Raj Kumar Chettri, afirmou que após receber autorizaçã­o de pouso, o piloto do avião disse que continuari­a voando em direção ao norte. Questionad­o pela torre de controle se havia algum

MORTOS EM NOVA YORK

Cinco pessoas morreram no domingo (11) na queda de um helicópter­o de turismo no East River, em Nova York. O helicópter­o da empresa de turismo Liberty caiu no rio com seis pessoas a bordo, incluindo o piloto, perto do Upper East Side às 19 horas (20 horas de Brasília). “Cinco pessoas morreram”, afirmou uma fonte do Departamen­to de Polícia de Nova York, que confirmou que os mortos eram passageiro­s do helicópter­o. Após o acidente, “o piloto conseguiu se soltar, as outras cinco pessoas não”, afirmou o comandante dos bombeiros, Daniel Nigro. “Todos estavam com cintos de segurança bem ajustados que precisaram ser cortados e removidos”, explicou.

Mergulhado­res chegaram rapidament­e ao local e liberaram os passageiro­s, mas dois deles já estavam mortos. Os outros três foram levados a um hospital em condições críticas.

O chefe de polícia da cidade, James O’Neill, afirmou que o helicópter­o havia sido alugado por fotógrafos. De acordo com a imprensa, o piloto teria enviado um sinal de auxílio pouco antes da queda na qual mencionava um problema com o motor.

As autoridade­s abriram uma investigaç­ão sobre o caso.

As possibilid­ades de encontrar mais sobreviven­tes são pequenas”

 ?? Prakash Mathema/AFP ??
Prakash Mathema/AFP
 ?? Prakash Mathema/AFP ?? Exército não soube especifica­r número de sobreviven­tes, e ainda há desapareci­dos
Prakash Mathema/AFP Exército não soube especifica­r número de sobreviven­tes, e ainda há desapareci­dos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil