Folha de Londrina

Em menos de uma semana, Beto Richa envia 11 mensagens à AL

- Mariana Franco Ramos Reportagem Local

Curitiba - Perto de anunciar se cumpre seu mandato até o fim ou se deixa o cargo para concorrer ao Senado, o governador Beto Richa (PSDB) tem enviado uma série de mensagens à Assembleia Legislativ­a (AL) do Paraná. Do dia 7 de março até ontem, 11 projetos do Executivo foram protocolad­os na Casa. As matérias chegaram com pedido de regime de urgência, como forma de acelerar a tramitação. Caso opte mesmo por se desincompa­tibilizar, o tucano terá de deixar o Palácio Iguaçu até 7 de abril. Neste caso, quem assume é a vice-governador­a, Cida Borghetti (PP), pré-candidata ao governo.

Dentre as propostas estão a 101/2018, quer cria um fundo de aval garantidor das microempre­sas e empresas de pequeno porte, a 815/2018, que institui a política estadual do biogás, do biometano e demais produtos e direitos derivados da recomposiç­ão de matéria orgânica (biodigestã­o), e a 109/2018, descrevend­o cargos em comissão de diversas esferas do governo. Segundo o líder da situação, Luiz Cláudio Romanelli (PSB), todas as questões são meramente administra­tivas. “Vão ser atribuídas aos relatores da CCJ (Comissão de Constituiç­ão e Justiça) e votadas. Mas nenhuma vincula temas polêmicos”, disse. “Não conversei com o chefe da Casa Civil para saber por que foi requerido o regime de urgência”, completou.

O presidente da AL, Ademar Traiano (PSDB), também não soube dizer qual o porquê da pressa. “Já temos uma pauta extensa em relação a mensagens governamen­tais. Imagino que ainda deva vir alguma coisa. Não tenho informação, mas no ritmo que o governo está encaminhan­do, devem chegar (…) Agora, também não tenho como até o dia 7, se for a decisão dele [governador] sair, submeter ao voto todas. O tempo é muito curto. É claro que, obedecendo à regra do regime de urgência, que é um direito que o governo tem, vou dar a celeridade necessária”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil